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dc.contributor.authorLins, Maria Paula Beatriz Estellitapt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:35Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:35Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationLINS, Maria Paula Beatriz Estellita; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Expressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalho. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 19, n. 3, p. 159-168, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000300001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29308-
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo testar horas de treinamento e utilização de estratégias de aprendizagem no trabalho como variáveis preditoras da expressão de competências de liderança dentre gestores de equipes. Liderança foi definida como o processo pelo qual o gestor e sua equipe interagem de forma ética e se influenciam mutuamente para alcançar objetivos comuns. Participaram do estudo 377 gestores de três órgãos da Administração Pública Federal, que responderam escalas para mensurar estratégias de aprendizagem e competências de liderança, submetidas a análises fatoriais para validação psicométrica. Procedimentos de regressão múltipla foram realizados para testar as hipóteses propostas. Quatro estratégias de aprendizagem (busca de ajuda interpessoal, aplicação prática, reflexão intrínseca e extrínseca, busca de ajuda em material escrito) foram preditoras para competências de liderança. Não houve relação de predição entre horas de treinamento e a variável critério. Os resultados favorecem questionamentos sobre o investimento em treinamentos gerenciais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExpressão de competências de liderança e aprendizagem no trabalhopt_BR
dc.title.alternativeExpression of leadership competencies and learning at work-
dc.title.alternativeExpresión de competencias de liderazgo y aprendizage en el trabajo-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLiderançapt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordGestãopt_BR
dc.rights.licenseEstudos de Psicologia (Natal) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2014000300001&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 nov. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2014000300001pt_BR
dc.description.abstract1The study had the purpose of testing training hours and learning strategies at work as predictors for leadership competencies among team managers. Leadership was defined as the process by which the manager and the team interact in an ethic way and influence each other to reach common goals. The participants were 377 managers of three federal government organizations that answered scales for learning strategies and leadership competencies, submitted to factorial analysis for psychometric validation. Multiple regression procedures were applied to test the proposed hypotheses. Four learning strategies (interpersonal help seeking, practical application, intrinsic and extrinsic work reflection, help seeking from written material) were predictors to leadership competencies. There wasn't any predictive relationship between training hours and the criterion variable. The results favor questions concerning the investment on managerial training.-
dc.description.abstract2El estudio tuvo como objetivo testar horas de entrenamiento y el uso de estrategias de aprendizaje en el trabajo como variables predictoras de la expresión de habilidades de liderazgo entre gestores de equipos. El liderazgo ha sido definido como el proceso por el cual el gestyor y su equipo interactúan con ética y se influyen mutuamente para lograr objetivos comunes. Los participantes del estudio fueron 377 gestores de tres órganos de la Administración Pública Federal, que respondieron escalas para medir estrategias de aprendizaje y habilidades de liderazgo, sometidas a un análisis factorial para validación psicométrica. Se llevaron a cabo procedimientos de regresión múltiple para testar las hipótesis propuestas. Cuatro estrategias de aprendizaje (búsqueda de ayuda interpersonal, aplicación práctica, reflexión intrínseca y extrínseca, búsqueda de ayuda en material escrito) fueron predictoras de habilidades de liderazgo. No hubo una relación predictiva entre horas de entrenamiento y la variable criterio. Los resultados favorecen a las preguntas sobre la inversión en entrenamiento en gestión.-
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