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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Gilberto Lacerdapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:26Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:26Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Gilberto Lacerda. Educação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica: analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de caso. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, p. 275-290, jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36096. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29272-
dc.description.abstractOs conceitos de contrato e de destrato didáticos foram desenvolvidos por Lacerda Santos e Iunes (2013), em uma investigação sobre aspectos que facilitam a relação entre informática e educação - os chamados contratos didáticos - e sobre aqueles que dificultam o estabelecimento de tal relação - os chamados destratos didáticos. Neste texto, apresentamos uma discussão baseada nos resultados de uma observação participante de uma situação educativa virtual na qual contratos e destratos didáticos foram relacionados com indicadores de inclusão e de fluência digitais de professores da educação básica, condições imprescindíveis para o sucesso de toda e qualquer ação de formação profissional continuada mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TDICE). Trata-se do relato de um estudo de caso em que professores experientes e digitalmente incluídos foram colocados em situação de alunos de um curso de especialização a distância. As conclusões do estudo indicam a existência de um cenário ainda preocupante para a implantação de cursos de formação continuada em serviço, que têm a inclusão e a fluência digitais como prerrequisitos para o funcionamento dos cursos. Ressaltam-se também as dificuldades prementes na promoção da inclusão digital de professores, especialmente daqueles já engajados no mercado de trabalho, no exercício da profissão.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSetor de Educação da Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação a distância na formação profissional continuada de professores da educação básica : analisando contratos e destratos didáticos a partir de um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeDistance education in the continuing professional training of basic education teachers : analyzing didactic agreements and disagreements from a case study-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - inclusão digitalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - educação permanentept_BR
dc.rights.licenseEducar em Revista - ( CC BY NC ) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602014000200016&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 nov. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.36096pt_BR
dc.description.abstract1The concepts of didactic agreements and disagreements were developed by Lacerda Santos and Iunes (2013), in an investigation on aspects that facili-tate the relationship between information technology and education - the so-called didactic agreements - and on those which hinder the establishment of such relationship - the so-called didactic disagreements. In this paper, we present a discussion based on the results of a participant observation of a virtual educational situation in which didactic agreements and disagreements were used as indicators of digital inclusion and fluency of basic education teachers that are essential conditions for the success of any action of continu-ing professional training mediated by Digital Technologies of Information, Communication and Expression (TDICE). This is the report of a case study in which experienced and digitally included teachers became students in a graduate distance education course. The findings indicate the existence of a still worrying scenario for the deployment of continuing education courses in service that have digital inclusion and digital fluency as prerequisites to run. They also point out the pressing difficulties in promoting digital inclusion of teachers, especially those already in service, in the course of their work.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
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