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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29262
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFlores, Eileen Pfeifferpt_BR
dc.contributor.authorPires, Laís Fernandespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Carlos Barbosa Alves dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:25Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:25Z-
dc.date.issued2014-08pt_BR
dc.identifier.citationFLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, v. 24, n. 58, p. 243-251, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-43272458201412. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243&lng=en&tln g=en. Acesso em: 10 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29262-
dc.description.abstractEstudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDialogic reading of a novel for children : effects on text comprehensionpt_BR
dc.title.alternativeLeitura dialógica de um romance infanto-juvenil : efeitos sobre a compreensão textual-
dc.title.alternativeLectura dialógica de una novela para niños : efectos sobre la comprensión de textos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCompreensão textualpt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.rights.licensePaidéia - (CC BY-NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium provided the original work is properly cited.. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243&lng=en&tln g=en. Acesso em: 10 jul. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412pt_BR
dc.description.abstract1Experimental studies have shown positive effects of dialogic reading of picture books (reading aloud interspersed with prompts and feedback for verbalizations by the listener) on the vocabulary and verbal expression of small children. This study assessed the effect of dialogic reading on the comprehension of a children’s novel by three children aged 7-8 years, using a single-subject reversal design. In Condition A, the text was read without intervention. In Condition B, reading was interspersed with dialogic interventions based on narrative functions. Comprehension was superior in all measures in Condition B for the two participants who underwent the B-A-B design, however, not for the participant who underwent the A-B-A design. We discuss possible interactions of dialogic reading with characteristics of text genre and the need for systematic replications with more sessions and reversals of conditions.-
dc.description.abstract2Estudios experimentales han demostrado efectos positivos de la lectura dialógica de libros ilustrados (lectura en voz alta intercalada con indicaciones y feedback para verbalizaciones del oyente) sobre el vocabulario y la expresión verbal de niños pequeños. Este estudio investigó efectos de la lectura dialógica sobre la comprensión de una novela infanto-juvenil por tres niños (7-8 años), usando un diseño de sujeto único. En la condición A, el texto fue leído sin intervención. En la condición B (lectura dialógica), la lectura se intercaló con intervenciones dialógicas preparadas a partir de las funciones narrativas presentes en el texto. Las medidas de comprensión mostraron un desempeño superior en la Condición B para los dos participantes sometidos al diseño B-A-B, pero no para el participante sometido al diseño A-B-A. Son discutidas las posibles interacciones de lectura dialógica con características del género textual y la necesidad de repeticiones sistemáticas con un número mayor de sesiones experimentales y de reversiones de las condiciones.-
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