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dc.contributor.authorHartmann, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:16Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:16Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationHARTMANN, Luciana. "Me curei e hoje tô aqui sentadita contando a história."Narrativa, performance e constituição da pessoa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Sociedade e Estado, Brasília, v. 29, n. 3, p. 767-789, set./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922014000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 22 nov. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29215-
dc.description.abstractNeste artigo, trato da constituição do sujeito-narrador na região da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai, onde venho realizando pesquisa etnográfica desde 1997. Inicialmente, dedico-me à análise do papel que as performances narrativas ocupam na construção da subjetividade, partindo da constatação de que grande parte dos eventos narrados pelos contadores de "causos" da região são relativos a ocasiões de ruptura ou quebra da normalidade cotidiana. Neste sentido, a noção de "conflito" é adotada aqui como elemento-chave para refletir sobre as trajetórias de vida destes narradores. Num segundo momento, faço um levantamento da presença de situações de conflito, sob diferentes contextos, nas narrativas pessoais dos contadores. Considero, finalmente, a importância das performances narrativas na organização da experiência de tornar-se pessoa nesta zona de fronteira.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Sociologia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title"Me curei e hoje tô aqui sentadita contando a história." Narrativa, performance e constituição da pessoa na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguaipt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordContadores de históriaspt_BR
dc.subject.keywordPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.keywordFronteiraspt_BR
dc.subject.keywordConflitopt_BR
dc.rights.licenseSociedade e Estado - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922014000300006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 nov. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922014000300006pt_BR
dc.description.abstract1In this article I discuss the subjectivity of the storytellers from the Argentina, Brazil and Uruguay border , where I do ethnographic research since 1997. Initially I dedicate to analyzing the role that narrative performances have in the construction of subjectivity, based on the observation that most of the storytellers narrated events are about rupture or breakage of everyday normality. In this sense, the "conflict" concept is adopted as a key element to reflect about the storytellers´s life trajectories. Secondly, I do a survey of the conflict situations, under different contexts, presents in the personal narratives of the storytellers. Finally, I consider the importance of narrative performances in organizing the experience of becoming a person in this border zone.-
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