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Título: Habitus professoral na sala de aula virtual
Outros títulos: Teacher's habitus on virtual classrooms
Autor(es): Pimenta, Alexandre Marinho
Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Ensino a distância
Professores - ensino a distância
Universidade aberta - Brasil
Data de publicação: 2014
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019.
Resumo: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.
Abstract: By understanding indifference related to pedagogical action which contributes to inequalities reproduction in the education system, this paper seeks to capture, from semi-structured interviews, habitus traces of supervisor-teachers towards Pedagogy degree (distance education programs) at Brasilia University - UnB on the scope of Open System Brazilian University - OSBA. The methodological guidelines of Bourdieu (2007) were one of the guiding elements to interview analyses, mainly considering the heuristic use of habitus concept. It is concluded that its teacher's habitus involves volunteer efforts in search of a differentiated pedagogical action. However, it is ambiguous and complacent relative to limits of the distance education developed by OSBA. Furthermore, analysis data may provide elements to motivate political-pedagogical reorientation aimed to a new national model for distance education programs.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012
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