Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29176
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoDocenteEducacao.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Olgamir Francisco dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Francisco Heitor de Magalhãespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:10Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:10Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Olgamir Francisco de; SOUZA, Francisco Heitor de Magalhães. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 128, p. 883-908, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29176-
dc.description.abstractCom a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica (EPT) está sendo construída. Torna-se imprescindível trazer para o centro do debate a necessidade de novas políticas públicas de formação para o docente de EPT. As faculdades de educação e o curso de Pedagogia não podem ficar ausentes desse processo. Iniciando o diálogo que propomos, discutimos o tema em questão e analisamos dados de levantamento realizado em conjunto com os alunos do Mestrado em Educação, da Universidade de Brasília, sobre o perfil de formação dos professores da rede federal de EPT.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade - Cedespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil : um diálogo com as faculdades de educação e o curso de Pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeTeacher training for Professional and Technological Education in Brazil : a dialogue with the faculties of education and pedagogy courses-
dc.title.alternativeFormation des enseignants de l'enseignement professionnel et technologique au Brésil : un dialogue avec les facultés d'éducation et le cursus de pédagogie-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordInstitutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.rights.licenseEducação & Sociedade - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000300883&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302014124974pt_BR
dc.description.abstract1With the creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology, a new institutional framework for professional and technological education (PTE) is being built. It is essential to bring to the heart of the debate, the importance of creating new public policies for teacher training courses aimed at professionals working in these institutes. In addition, Faculties of Education and Pedagogy courses must take part in the process. Starting the dialogue that we propose herein, we discuss these questions and analyze the data collected by means of a survey which focused on the teacher training structure or profile for teaching professionals working in federal professional and technological education institutes. The participants of the survey were attending the Master in Education program from the University of Brasilia.-
dc.description.abstract3Avec la création des Instituts Fédéraux d'Education, Science et Technologie (IF), un nouveau cadre institutionnel pour l'éducation professionnelle et technologique (EPT) est en construction. Il est essentiel d'apporter au centre des débats le besoin de nouvelles politiques publiques de formation d'enseignants en EPT. Les facultés d'éducation et le cursus de Pédagogie ne peuvent pas être absents de ce processus. Pour démarrer le dialogue, nous avons discuté le sujet en question et nous avons analysé les données de l'enquête menée en collaboration avec les étudiants du master en éducation de l'Université de Brasília, sur le profil de formation des enseignants du réseau fédéral d'EPT.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.