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ARTIGO_AvaliacaoEfetividadePreditores.pdf722,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMourão, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorZerbini, Thaíspt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:07:04Z-
dc.date.available2017-12-07T05:07:04Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.citationMOURAO, Luciana; ABBAD, Gardênia da Silva; ZERBINI, Thaís. Avaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande porte. Revista de Administração (São Paulo), São Paulo, v. 49, n.3, p.534-548, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5700/rausp1166. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29140-
dc.description.abstractTreinamentos corporativos realizados via Intranet têm sido cada vez mais frequentes e o desafio de avaliá-los torna-se presente para pesquisadores e profissionais. Na pesquisa aqui apresentada, o objetivo foi verificar a efetividade de um treinamento a distância. Para tal, foi avaliado um curso na área comercial oferecido por uma instituição bancária de grande porte para seus funcionários. Foram aplicadas cinco escalas a 742 funcionários - atitudes dos participantes em relação à educação a distância, avaliação de necessidade do treinamento, suporte à aplicação do treinamento, impacto do treinamento no trabalho (profundidade e amplitude). Foram realizadas análises de componentes principais, fatoriais exploratórias e de consistência interna, teste t, correlações e regressão múltipla padrão. Nos resultados, revelou-se que os participantes que perceberam maior suporte na aplicação do treinamento, que tinham atitudes mais favoráveis à educação a distância e, sobretudo, que percebiam maior necessidade do treinamento, relataram maior ocorrência de impacto do treinamento no trabalho. Os achados sugerem maior atenção para a fase de diagnóstico de necessidades de capacitação, bem como disseminação contínua das vantagens da educação a distância em ambientes corporativos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação da efetividade e dos preditores de um treinamento a distância em uma instituição bancária de grande portept_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the effectiveness and predictors of a distant training in a large bank-
dc.title.alternativeEvaluación de la eficacia de una capacitación a distancia en una gran institución bancaria-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTreinamento a distância - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordTreinamento no trabalhopt_BR
dc.rights.licenseRevista de Administração (São Paulo) - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072014000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 25 out. 2019.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5700/rausp1166pt_BR
dc.description.abstract1Evaluating corporate training via intranet is a challenge for researchers and professionals since it has been increasingly frequent. This study aimed to verify the effectiveness of a distance training. A course in commercial area offered by a Brazilian bank for their employees was evaluated. Five scales were applied to 742 employees - participants' attitudes on distance education, training needs assessment, support for implementation of training, training impact at work (depth and breadth). Principal components and exploratory factor analyses, internal consistency, t-test, correlation and multiple regression were conducted. Results indicated that participants who perceived greater support for the implementation of the training, who had more favorable attitudes to distance education and, above all, those who perceived greater need of training, reported a higher occurrence of training impact at work. Findings suggest that it should be given a greater attention to the diagnostic phase of training needs and continue to spread distance education advantages in enterprise environments.-
dc.description.abstract2Capacitaciones corporativas realizadas por medio de la intranet son cada vez más frecuentes y el reto de evaluarlas se presenta a investigadores y profesionales. En este estudio el objetivo es investigar la eficacia de una capacitación a distancia. Se evaluó un curso en el área comercial ofrecido por una gran institución bancaria a sus empleados. Cinco escalas fueran aplicadas a 742 empleados - actitud de los participantes hacia la educación a distancia, evaluación de la necesidad de la capacitación, apoyo a la aplicación de la capacitación, impacto de la capacitación en el trabajo (profundidad y alcance). Se llevaron a cabo análisis de componentes principales, análisis factoriales exploratorios y de consistencia interna, prueba t, correlación y regresión múltiple estándar. Los resultados indicaron que los participantes que percibieron un mayor apoyo en la aplicación de la capacitación, que presentaron actitudes más favorables a la educación a distancia y, sobretodo, los que percibieron una mayor necesidad de la capacitación, declararon observar una mayor incidencia de impacto de la capacitación en el trabajo. Los hallazgos sugieren que la etapa de diagnóstico de necesidad de capacitación debe recibir más atención, así como la continua propagación de las ventajas de la educación a distancia en ambientes corporativos.-
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