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dc.contributor.authorAliaga Medrano, Ronny Marcelopt_BR
dc.contributor.authorGonzales Taco, Pastor Willypt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:05:03Z-
dc.date.available2017-12-07T05:05:03Z-
dc.date.issued2013-10pt_BR
dc.identifier.citationMEDRANO, Ronny Marcelo Aliaga; TACO, Pastor Willy Gonzales. Modelagem de fatores da expansão urbana e padrões de viagens aplicando equações estruturais. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 4, p. 225-246, out. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312013000400011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/29094-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é analisar a relação dos efeitos espaciais entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades, mediante a utilização da modelagem com equações estruturais. Foi elaborado um modelo causal que relaciona os fatores da expansão urbana de forma indireta com os padrões de viagens baseados em atividades através da formação de construtos latentes. Assim, a estrutura teórica do modelo "ABTUS (Activity-Based Travels of Urban Sprawl)" foi fundamentada em dois construtos latentes: i) produção de espaço; e, ii) características socioeconômicas. O modelo foi testado em caso de estudo de Brasilia-Distrito Federal para o ano 2000. A partir dos resultados obtidos foram reunidos indícios da relação entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades. Cinco vetores de expansão urbana foram identificados e os padrões de viagens mais representativos foram baseados nas sequências de atividades Residência Trabalho e Residência Estudo. Portanto, para o caso de Brasília a centralização dos empregos e o restito espaço de moradia no centro da cidade, produzem maiores viagens nas expansões urbanas por trabalho e estudo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelagem de fatores da expansão urbana e padrões de viagens aplicando equações estruturaispt_BR
dc.title.alternativeUrban sprawl and travel patterns modeling with structural equations-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordExpansão urbanapt_BR
dc.subject.keywordTransportespt_BR
dc.subject.keywordEquações estruturais - modelagempt_BR
dc.rights.licenseJournal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000400011&lng=pt&tln g=pt. Acesso em: 27 jul. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000400011pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this paper is to analyze the relationship between urban sprawl spatial effects and activity-based travel patterns through the use of structural equation modeling. It was developed a causal model that related urban sprawl factors indirectly with the activity-based travel patterns through the formation of latent constructs. The theoretical structure of the model "ABTUS (Activity-Based Travels of Urban Sprawl)" was based on two latent constructs: i) production of space, and ii) socioeconomic characteristics. The model was tested in a case study of Brasilia, Distrito Federal for 2000. From the results obtained were gathered evidence of the relationship between urban sprawl and activity-based travel patterns. Five vectors of urban expansion were identified and the most representative patterns of travel were based on the sequences of activities Housing-Work and Housing-Study. Therefore, in the case of Brasilia, the centralization of jobs and limited living space in the city center, are producing urban expansions with many travels for work and study.-
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