Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Francisco Gildemir Ferreira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Francisco Giusepe Donato | pt_BR |
dc.contributor.author | Rocha, Carlos Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Araújo, Carlos Eduardo Freire | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T05:05:03Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T05:05:03Z | - |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da et al. Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico?: um estudo quantitativo. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 124-145, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29093 | - |
dc.description.abstract | O crescimento econômico de um país é alvo de estudos acadêmicos desde o início do século passado. Trabalhos seminais de Aschauer (1989a-d) estudou a relação crescimento vis a vis investimento público. Seguindo esta linha utilizando dos trabalhos de Balvir e Balbir (1984) e o teste de causalidade de Granger (1980), busca-se identificar, para o período 1950-2004 no Brasil, se investimentos em infraestrutura de transportes terrestres (ferroviário e rodoviário) causam crescimento e vice-versa. Como resultado, afirma-se que investimentos em ferrovia não movimentam a economia e que investimentos em rodovias, pelo menos para a década de 50, aumentaram de forma nominal o PIB, ou seja, movimentaram fortemente a economia. Os resultados indicam que investimentos em infraestruturas rodoviárias geram retorno para o crescimento do PIB mais cedo que investimentos em ferrovias. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Investimentos em transportes terrestres causam crescimento econômico? : um estudo quantitativo | pt_BR |
dc.title.alternative | Does investment in surface transport cause economic growth? : a quantitative study | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura de transporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teste de causalidade de Granger | pt_BR |
dc.rights.license | Journal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200007 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Economic growth has been extensively studied in the literature since last century. Seminal papers of Achauer (1989a-d) investigated the relation between economic growth and government expenditure. In the same way and using the works of Balvir and Balbir (1984) and Granger Causality test (1980), we aim at identifying a relationship from investments in transportation infrastructure to GDP and vice-versa in the period 1950-2004 in Brazil. As a result, we confirm the hypothesis that investments in road infrastructure imply increasing the GDP and vice-versa, but railroad investments do not have effects on the economy. The results indicate that investments in road infrastructure imply faster returns in growth in GDP than railroad investments. | - |
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