Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/29092
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_MensuracaoCustoSocial.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mensuração do custo social subjacente à atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional : um estudo de caso : soja, café e boi em pé
Outros títulos: Measuring the social costs underlying the current fleet of trucks autonomous national agriculture : a case study : soybeans, coffee and live cattle
Autor(es): Ronchi, Rodrigo Daniel Caudullo
Moura, Graziele Araujo
Rocha, Carlos Henrique
Assunto: Transporte rodoviário de carga
Transportadores autônomos
Mensuração do custo social
Data de publicação: 2013
Editora: Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes
Referência: RONCHI, Rodrigo Daniel Caudullo; MOURA, Graziele Araujo; ROCHA, Carlos Henrique. Mensuração do custo social subjacente à atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional: um estudo de caso: soja, café e boi em pé. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 7, n. 2, p. 52-77, abr. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 dez. 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estimar os custos pagos pela sociedade impostos pela atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional. Para isto, foram consideradas as seguintes externalidades negativas: poluição ambiental, especialmente, a poluição do ar, e acidentes nas estradas. Somando-se a essas externalidades foi considerado o valor do frete pago pelos usuários dos serviços de transporte como uma pseudoexternalidade. O artigo interessa-se por três commodities agrícolas: soja, café em saca e boi em pé. Para o cômputo da externalidade proveniente da poluição ambiental foi utilizado o método dos custos evitados (gastos preventivos). Com relação aos custos sociais dos acidentes nas estradas foram adotados resultados do relatório realizado pelo IPEA (2006). O custo relativo ao frete foi calculado pela diferença entre o valor do frete para a frota na idade de 23 anos e o valor do frete para a frota na idade econômica, isto é, pode-se considerar essa diferença como um fator de ineficiência. Enfim, os três custos somados montam, aproximadamente, R$ 27 mil por caminhão/ano, correspondendo a aproximadamente 15% do preço de um caminhão novo com tecnologia não-poluidora.
Abstract: This paper aims to estimate the social costs (negatives externalities) caused by the current Brazilian autonomous fleet of trucks in national agriculture. The emphasis of this study is the measurement of environmental externalities especially, air pollution and road accidents. Also, was considered the freight transportation cost such as fictitious externality. These study focus on three agricultural commodities, soybeans, coffee bags and live cattle. About the externality of environmental pollution was used the method of avoided costs (preventive expenditures). Regarding the social costs of road accidents were adopted results of the report done by IPEA (2006). Considering the three externalities measured, the total annual social cost of externalities underlying the current fleet of trucks autonomous of the national agriculture is at least R$ 27.000 per truck per year, corresponding to approximately 15% of the price of a new non-truck polluter with embedded technology.
Licença: Journal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312013000200004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312013000200004
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.