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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28999
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Title: Atitude empreendedora: validação de um instrumento de medida com base no modelo de resposta gradual da teoria da resposta ao item
Entrepreneurship attitude: validation of a measurement instrument based on graded response model of the item response theory
Actitud empresarial: la validación de un instrumento de medida con base en el modelo de respuesta graduada de la teoría de respuesta al item
Authors: Souza, Eda Castro Lucas de
Lopez Júnior, Gumersindo Sueiro
Bornia, Antônio Cezar
Alves, Luciano Ricardo Rath
Assunto:: Atitude (Psicologia)
Empreendedorismo
Teoria da resposta ao item
Medidas e métodos
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Citation: SOUZA, Eda Castro Lucas de et al. Atitude empreendedora: validação de um instrumento de medida com base no modelo de resposta gradual da teoria da resposta ao item. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 14, n. 5, p. 230-251, out. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000500009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 out. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712013000500009
Abstract: A escala instrumento de medida de atitude empreendedora (Imae), desenvolvida por Souza e Lopes Jr. (2005), contém duas dimensões: prospecção e inovação, e gestão e persistência. Com a finalidade de verificar a validade e o intervalo em que propicia a medida de atitude empreendedora, além de investigar sua capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o objetivo deste artigo é validar a escala Imae por meio do modelo de resposta gradual da teoria da resposta ao item (TRI), que revolucionou a teoria de medidas. A TRI, construtos da psicologia utilizados em estudos de discriminação de respostas, em especial em grandes amostras de respondentes a um determinado fenômeno, é constituída de modelos matemáticos que relacionam um ou mais traços latentes (não observados) de um indivíduo com a probabilidade de este dar uma determinada resposta a um item. O ponto crucial da TRI é que ela leva em consideração o item particularmente, sem relevar os escores totais, portanto as conclusões não dependem apenas do teste ou questionário, mas de cada elemento que o compõe. Os principais resultados encontrados foram a identificação de dois níveis da escala, denominados âncoras, que permitem interpretar tendências de pessoas com atitude empreendedora e a constatação de que os itens da escala Imae apresentam boa capacidade de discriminar a resposta que o indivíduo está apto a dar, o que confere qualidade aos itens e, portanto, à escala. A importância deste estudo reside no papel fundamental que a atitude desempenha nas escolhas que as pessoas fazem em relação à própria vida, de modo a ajudá-las a determinar seus próprios atos.
Abstract: The scale measurement instrument of entrepreneurship attitude (Imae), proposed by Souza and Lopes Jr. (2005), has two dimensions: prospection and innovation, management and persistence. Based on this scale it can be verified validity and interval that the entrepreneurship attitude may be measured, and also to verify its capacity of discriminating the answer that a human being is able to give. The purpose of this paper is to validate the Imae scale through the graded response model of the item response theory (IRT), which revolutionized the theory of measures. The IRT, psychology constructions used in discriminative answer studies, especially in large samples of respondents to a specific phenomenon, consist of mathematical models relating one or more latent traits (unobserved) of an individual with the probability of giving a particular response to an item. The main point of IRT is taking into account the particular item, without revealing the total scores, so the findings do not only depend on the test or questionnaire, but each item that composes it. Two levels of the scale were identified as the main results of this research. They are called anchors that allow interpreting people Entrepreneurship Attitude tendencies and findings that Imae items present good capacity in discriminating the answer that one is able to give, providing quality to those items, and, therefore, validating the Imae scale. This study is important in view of the role that attitude plays in the choices that individuals make about their own lives, helping to determine their own actions.
Resumen: El instrumento de medición para la actitud emprendedora (Imae), escala desarrollada por Souza Jr. y Lopes (2005), contiene dos dimensiones: explotación y la innovación, y gestión y la persistencia. En base a esta escala, con el fin de verificar la validez y el intervalo que proporciona una medida de la actitud emprendedora, y investigar su capacidad para discriminar la respuesta que el individuo esta capaz de dar, el objetivo de este trabajo es de validar la escala Imae a través del modelo de respuesta graduada de la teoría de respuesta al item (TRI), que revolucionó la teoría de las medidas. La TRI, constructos de la psicología utilizados en los estudios de discriminación de las respuestas, especialmente en las grandes muestras de los encuestados en un fenómeno en particular, se compone de modelos matemáticos relacionados con uno o más rasgos latentes (no observada) de un individuo con la probabilidad de dar una respuesta particular a un elemento. El punto principal de la TRI es que toma en cuenta el item en particular, sin relevar las puntuaciones totales, por lo que los resultados no sólo dependen de la prueba o cuestionario, sino de cada elemento que lo compone. Los principales resultados fueron la identificación de dos niveles de escala, llamados anclas, que permiten a interpretar las tendencias de las personas con actitud emprendedora y la comprensión de que los elementos de Imae tienen una buena capacidad para discriminar la respuesta que el individuo esta capaz de dar, lo que confiere la calidad de los elementos y por lo tanto de la escala. Este estudio es importante en vista del papel que juega la actitud en las elecciones que hacen los individuos sobre sus propias vidas, ayudando a determinar sus propias acciones.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: RAM, Revista de Administração Mackenzie - Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano, e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712013000500009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 out. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712013000500009
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