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Título: Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química
Outros títulos: Inclusion of a blind student in a chemistry education teachers' undergraduate program
Autor(es): Regiani, Anelise Maria
Mól, Gerson de Souza
Assunto: Pessoas com deficiência visual
Ensino Superior
Química - estudo e ensino (Superior)
Inclusão
Data de publicação: 2013
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
Referência: REGIANI, Anelise Maria; MOL, Gerson de Souza. Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 19, n. 1, p. 123-134, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 dez. 2019.
Resumo: A partir do ingresso de uma aluna cega no curso de licenciatura em Química de uma universidade pública, foi desenvolvida a presente reflexão sobre a inclusão de alunos deficientes visuais em cursos superiores de Química. Os docentes deste curso responderam a um questionário no qual expressaram temores e ideias sobre inclusão e iniciativas em sala de aula. Verificou-se que a educação inclusiva neste nível requer a reconstrução do sistema de ensino, com superação de várias barreiras pedagógicas. A maioria dos docentes apontou a carência de materiais didáticos e o despreparo para a interação com as necessidades específicas como causa principal da dificuldade na formação da discente cega. Apesar disso, a presença e a convivência desta aluna com os colegas contribuem para a formação de professores mais capacitados para lidar com as diferença, por vivenciarem o processo de inclusão e, dessa forma, acreditarem que isso é possível e viável.
Abstract: From the entrance of a blind student in chemistry course at a public university in Brazil this reflection was developed about the inclusion of the visually impaired in college chemistry. The teachers of this course answered a questionnaire where they expressed their fears and ideas on inclusion and initiatives in the classroom. It was found that inclusive education at this level requires the reconstruction of the educational system to overcome pedagogical barriers. Most teachers pointed to the lack of instructional materials and their own unpreparedness as causes of failure in teaching for this student. On the other hand, her presence and interaction with colleagues contributed to the formation of more qualified teachers able to handle the difference. Experiencing a process of inclusion make them believe that this is possible and feasible.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Licença: Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 dez. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100009
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