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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28967
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBandeira, Luisete Moraespt_BR
dc.contributor.authorChagas, Carolina Martins dos Santospt_BR
dc.contributor.authorGubert, Muriel Bauermannpt_BR
dc.contributor.authorBertolin, Maria Natacha Toralpt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Renata Alvespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:03:45Z-
dc.date.available2017-12-07T05:03:45Z-
dc.date.issued2013-06pt_BR
dc.identifier.citationBANDEIRA, Luisete Moraes et al. Análise dos pareceres conclusivos dos Conselhos de Alimentação Escolar sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Revista de Nutrição, Campinas, v. 26. n. 3, p. 343-351, maio/jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-52732013000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732013000300009&lng=pt&tln g=pt. Acesso em: 10 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28967-
dc.description.abstractOB JETIVO: Analisar as informações contidas nos pareceres dos Conselhos de Alimentação Escolar de todo o Brasil sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. MÉTODOS: Estudo quantiqualitativo que analisa 4.256 pareceres na fase quantitativa e 2.299 na qualitativa, referentes ao ano de 2009. Também foram analisados 4.135 Demonstrativos Sintéticos Anuais, que tratam da execução físico-financeira do Programa. Na fase qualitativa, investigou-se o conteúdo dos pareceres por meio da técnica de análise de conteúdo. RESULTADOS: A análise quantitativa mostrou que, em 24,4% (n=1.009) das localidades, não houve contrapartida da entidade executora na compra de gêneros alimentícios, e a maioria dos pareceres (78,7%, n=3.348) apresentou assinatura de apenas um conselheiro. A análise qualitativa dos pareceres apontou que 64,5% (n=1.483) das localidades brasileiras adotavam a gestão centralizada e que 23,9% (n=549) das entidades executoras investiam recursos próprios na compra de gêneros alimentícios. A modalidade de licitação mais frequente foi o pregão (32,7%, n=751), e apenas 4,9% (n=112) dos pareceres afirmaram realizar a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. Entre as atribuições dos conselhos, ressaltaram-se a análise da prestação de contas (59,1%, n=1.359) e o acompanhamento da elaboração dos cardápios (36,5%, n=838) como sendo as mais frequentes. CONCLUSÃO: A execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar em suas diferentes vertentes foi evidenciada pela análise dos pareceres dos Conselhos de Alimentação Escolar e dos Demonstrativos Sintéticos Anuais, caracterizando-os como instrumentos de monitoramento do Programa. Os achados servem de subsídio para estratégias de melhoria da qualidade da alimentação escolar e fortalecimento do Conselho de Alimentação Escolar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise dos pareceres conclusivos dos Conselhos de Alimentação Escolar sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolarpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the School Food Council conclusive reports on the implementation of the National School Food Program-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.subject.keywordConselhos de Alimentação Escolarpt_BR
dc.subject.keywordPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Alimentação Escolar (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordPolítica alimentar - escolas-
dc.rights.licenseRevista de Nutrição - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732013000300009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10 ago. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732013000300009pt_BR
dc.description.abstract1OBJECTIVE: This study analyzed the conclusive reports of the Brazilian School Food Council on the implementation of the National School Food Program. METHODS: This quantitative and qualitative study analyzed 4,256 reports in the quantitative phase and 2,299 reports in the qualitative phase. The reports were issued in 2009. A total of 4,135 annual synthetic statements on physical and financial implementation of the Program were also analyzed. The reports were analyzed in the qualitative phase by content analysis. RESULTS: Quantitative analysis showed that the implementing party provided no consideration for food purchase in 24.4% (n=1,009) of the locations, and 78.7% (n=3,348) of the reports were signed by a single council member. Qualitative analysis of the reports showed that 64.5% (n=1,483) of the locations were under a central management and that 23.9% (n=549) of the implementing parties purchased food with their own funds. Most auctions were open ascending price auctions (32.7%, n=751) and only 4.9% (n=112) of the reports disclosed buying foods from family farms. The main council responsibilities are analyzing the expense reports (59.1%, n=1,359) and following menu development (36.5%, n=838). CONCLUSION: Execution of the different parts of the National School Food Program was evidenced by analyzing the School Food Council reports and annual synthetic statements, which characterized them as program-monitoring tools. The findings may help to support the strategies used for improving the quality of school food and strengthening the School Food Council.-
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