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dc.contributor.authorRodrigues, Fabrízio Velosopt_BR
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Angela Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:03:14Z-
dc.date.available2017-12-07T05:03:14Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.citationVELOSO, Fabrízio; FEITOSA, Maria Angela Guimarães. O ouvido absoluto: bases neurocognitivas e perspectivas. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 3, p. 357-362, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28930-
dc.description.abstractO Ouvido Absoluto, a capacidade de nomear tons sem uma referência externa, é comumente relacionada à cognição musical. Embora se note um crescente investimento em seu estudo, muitas questões ainda encontram-se pouco esclarecidas, tais quais: gênese, conceito, metodologias de estudo, aspectos estruturais e funcionais que o caracterizam. Esta revisão propõe-se a analisar os avanços recentes e limitações da área, considerando-se as bases metodológicas e teóricas, bem como pontos controversos que permeiam o tema, como a definição e origem da habilidade. Como conclusão, aponta-se a necessidade de delineamentos específicos para o estudo da cognição musical como um aliado importante para a melhor compreensão e elucidação dos problemas inerentes ao Ouvido Absoluto.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ouvido absoluto : bases neurocognitivas e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeAbsolute pitch : neurocognitive foundations and perspectives-
dc.title.alternativeEl oído absoluto : bases neurocognitivas y perspectivas-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAudição (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordCogniçãopt_BR
dc.subject.keywordPercepção musicalpt_BR
dc.subject.keywordNeurociência cognitivapt_BR
dc.subject.keywordPercepção auditivapt_BR
dc.rights.licensePsico-USF - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712013000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 ago. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000300002pt_BR
dc.description.abstract1Absolute pitch, the ability to name tones without an external reference, is commonly related to music cognition. Despite the growing investment in its understanding, many questions are still poorly understood, such as genesis, conceptualization, research methodology, identification of structural and functional features. The present review aims to analyze recent advances and limitations in the area, considering its methodological and theoretical bases, as well as existing controversies (definition and genesis). It concludes by pointing the need for specific designs for the study of musical cognition for a better understanding of absolute pitch.-
dc.description.abstract2El Oído Absoluto, la capacidad de nombrar tonos sin una referencia externa, está comúnmente relacionado con la cognición musical. Aunque se note una creciente inversión en su estudio, muchas cuestiones aún se encuentran poco aclaradas, tales como: génesis, concepto, metodologías de estudio, aspectos estructurales y funcionales que lo caracterizan. Esa revisión propone analizar los avanzos y limitaciones del área, considerando las bases metodológicas y teóricas y puntos controvertidos que tratan el tema, como la definición y origen de la habilidad. Por conclusión, se demuestra la necesidad de delineaciones específicas para el estudio de la cognición musical como un importante aliado para una mejor comprensión y aclaración de los problemas inherentes al Oído Absoluto.-
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