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Título: A construção da interdisciplinaridade no trabalho da equipe de saúde da família
Outros títulos: The implementation of interdisciplinarity in the work routine of the family health care team
Autor(es): Scherer, Magda Duarte dos Anjos
Pires, Denise Elvira Pires de
Jean, Rémy
Assunto: Trabalho
organização e administração
Assistência ao paciente
Serviços de saúde
Recursos humanos - saúde
Saúde da família
Ergologia
Data de publicação: Nov-2013
Editora: ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Referência: SCHERER, Magda Duarte dos Anjos; PIRES, Denise Elvira Pires de; JEAN, Rémy. A construção da interdisciplinaridade no trabalho da Equipe de Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 11, p. 3203-3212, nov. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013001100011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.
Resumo: Investigou-se a interdisciplinaridade no trabalho de profissionais de um Curso de Residência em Saúde da Família na Região Sul do Brasil em um estudo qualitativo com 11 residentes e 5 supervisores de sete profissões. Através de entrevistas, observação e grupo focal analisou-se a vivência da interdisciplinaridade, identificando elementos facilitadores e dificultadores. A interdisciplinaridade foi expressa como um processo complexo e de ação concreta, que ocorre nas dramáticas do uso de si, numa relação dialética com o contexto político institucional. O estudo evidenciou que trabalhar na saúde da família complexifica o trabalho e que os profissionais vivenciam a dificuldade de compartilhar saberes e de transitar entre o multi e o inter. Conclui-se que a interdisciplinaridade requer uso integrado de conhecimentos na prática multiprofissional, invasão das fronteiras disciplinares, desenvolvimento de competências para lidar com os desafios do meio e atitude individual como componente fundamental para o agir profissional.
Abstract: Interdisciplinarity in the work routine of professionals of a Residency Course on Family Health in Southern Brazil was investigated in a qualitative study involving 11 residents and 5 supervisors of seven professions. Through interviews, observations and focal groups the existence of interdisciplinarity in practice was analyzed, duly identifying favorable and unfavorable aspects for its implementation. Interdisciplinarity was expressed as a complex process and concrete action, which occurs in the dramatic implications of its usage, in a dialectical relationship with the political and institutional context. The study revealed that working in family health care renders the work more complex and that the professionals experience difficulties in sharing knowledge and making the transition between multidisciplinarity and interdisciplinarity. The study concludes that interdisciplinarity requires the integrated use of knowledge in the multi-professional practice, the crossing of disciplinary boundaries, the development of competencies to address the challenges of the work environment and personal attitude as a basic component for professional action.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença: Ciência & Saúde Coletiva - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013001100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013001100011
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