Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28848
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AprendizagemSaudeMental.pdf207,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_LearningMentalHelth.pdf194,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica : relato de experiência
Outros títulos: Learning mental helth through videography production : an experimential report
Aprendizaje en salud mental a través de la producción videográfica : relato de experiencia
Autor(es): Machado, Daniela Martins
Göttems, Leila Bernarda Donato
Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Assunto: Aprendizagem baseada em problemas
Avaliação educacional
Enfermagem - estudo e ensino
Saúde mental
Data de publicação: Dez-2013
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
Referência: MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Aprendizagem em saúde mental por meio da produção videográfica: relato de experiência. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
MACHADO, Daniela Martins; GÖTTEMS, Leila Bernarda Donato; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. Learning mental helth through videography production: an experimential report. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 4, p. 1205-1213, out./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
Resumo: Relata-se uma experiência educacional desenvolvida no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Objetivou-se descrever a proposta metodológica do módulo de saúde do adulto, com ênfase na avaliação de aprendizagem. O módulo promoveu o diálogo entre a temática da saúde mental, com foco na clínica antimanicomial, a arte, por meio dos disparadores temáticos (filmes, música e poesia), e a Aprendizagem Baseada em Problemas. O exame de avaliação cognitiva foi realizado por meio da produção de vídeos. Os resultados indicam que na percepção dos estudantes, a metodologia do módulo favoreceu a compreensão da perspectiva psicossocial de atenção em saúde mental, criou um espaço legítimo de convivência com a singularidade e estimulou o trabalho em equipe e o processo criativo.
Abstract: This article reports on an educational experience developed in the Undergraduate Nursing Program of the Escola Superior de Ciências da Saúde in the Federal District of Brazil. The objective is to describe the methodological proposal of the adult health module, with emphasis on learning evaluation. The module promoted dialogue between the thematic of mental health, with a focus on anti-asylum medicine; art, through thematic triggers (films, music, poetry); and Problem-Based Learning. The cognitive evaluation exam was done through production of videos. The results indicate that in the students' perceptions, the module's methodology aided in understanding the psychosocial perspective of mental health care, created a legitimate space of familiarity with singularity, and stimulated group work and the creative process.
Resumen: Se presenta una experiencia educativa desarrollada en el curso de graduación en Enfermería de la Escuela Superior de Ciencias da la Salud del Distrito Federal. El objetivo fue describir el módulo de la propuesta metodológica de salud del adulto, con énfasis en la evaluación de los aprendizajes. El módulo ha promovido el diálogo entre el tema de salud mental, centrándose en la clínica anti-manicomial, el arte, a través de disparadores temáticos (películas, música y poesía) y el Aprendizaje Basado en Problemas. El examen de evaluación cognitivo se realizó por medio de la producción de video. Los resultados mostraron que en la percepción de los estudiantes, el módulo de metodología favorece la comprensión de la perspectiva psicosocial de la salud mental, y ha creado un espacio legítimo para la convivencia con la singularidad y alienta proceso de trabajo en equipo y creatividad.
Licença: Texto & Contexto - Enfermagem - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072013000400040&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072013000400040
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.