Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28821
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_AfirmacaoSituacaoSociocomunicativa.pdf188,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Edson Silva-
dc.date.accessioned2017-12-07T05:02:51Z-
dc.date.available2017-12-07T05:02:51Z-
dc.date.issued2013-04pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Edson Silva. A afirmação de uma situação sociocomunicativa: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana carioca. Caderno CRH, Salvador, v. 26, n. 67, p. 157-178, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-49792013000100011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792013000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28821-
dc.description.abstractNeste artigo, com o objetivo de acompanhar a dinâmica de estilização sociocomunicativa em que se define o gênero lúdico-estético Desfile de Carnaval, no Rio de Janeiro, a argumentação desenvolvida toma por fio condutor a posição do artista-intelectual carnavalesco. Isto, no andamento da diferenciação funcional relativa à ascensão do cargo e como se afirma sua liderança estética nos desfiles das escolas de samba. Recortamos a análise no intervalo entre as décadas de 1950 e 1980, focando, de um lado, o carnavalesco, na figura do intelectual modernista comprometido com um ideário modernizador, na postura do legislador cultural; de outro lado, o lugar do especialista na concepção e produção de imagens visuais no concerto do superestáculo carnavalesco.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA afirmação de uma situação sociocomunicativa: desfile de carnaval e tramas da cultura popular urbana cariocapt_BR
dc.title.alternativeCarnival parade and cultural networks of the urban residents of Rio de Janeiro-
dc.title.alternativeDefilé de carnaval et canevas de la culture populaire urbaine carioca-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSociologia-
dc.subject.keywordCultura popular-
dc.subject.keywordCarnaval - Rio de Janeiro (Brasil)-
dc.subject.keywordComunicação-
dc.rights.licenseCaderno CRH - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792013000100011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792013000100011pt_BR
dc.description.abstract1In this article, with the aim of following the dynamics of the socio-communicative stylization which fits into the definition of the entertainment- esthetic genre of the Rio de Janeiro Carnival Parade, the guiding principle of the argument developed is the point of view of the carnival intellectual-artist. This means the development of the functional differentiation regarding job promotion and how this affects their esthetic leadership in the samba school parades. We will analyze the period from the 1950s to the 1980s, focusing on one hand on the carnival character as a modernist intellectual committed to a set of modernizing ideas, in the position of cultural legislator; on the other hand, focusing on the role of the specialist in the conception and production of visual images in the concert of the carnival super-spectacle.-
dc.description.abstract3Dans le but de suivre la dynamique de stylisation socio-communicative dans laquelle se définit le genre ludique et esthétique "Défilé de Carnaval", à Rio de Janeiro, l'argumentation présentée dans cet article a comme fil conducteur la position de l'artiste-intellectuel carnavalesque. Ceci, dans le cadre d'une différenciation fonctionnelle relative à l'ascension de la tâche et à la manière dont s'affirme son leadership esthétique dans les défilés des écoles de samba. L'analyse se situe dans un intervalle de temps qui va de 1950 à 1980, en mettant l'accent, d'une part, sur le carnavalesque qui se reflète dans la figure de l'intellectuel moderniste engagé dans une idéologie de la modernisation en assumant une posture de législateur culturel et, d'autre part, sur la place du spécialiste en conception et production d'images visuelles, de concert avec le super-spectacle carnavalesque.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.