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Título: Publicidade infantil: uma análise de táticas persuasivas na TV aberta
Outros títulos: Advertising to children: an analysis of persuasive tactics on a free channel
Autor(es): Iglesias, Fabio
Caldas, Lucas Soares
Lemos, Stela Maria Santos de
Assunto: Publicidade infantil
Persuasão (Psicologia)
Consumo
Data de publicação: 2013
Editora: Associação Brasileira de Psicologia Social
Referência: IGLESIAS, Fabio; CALDAS, Lucas Soares; LEMOS, Stela Maria Santos de. Publicidade infantil: uma análise de táticas persuasivas na TV aberta. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 134-141, 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822013000100015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
Resumo: Embora haja um forte debate sobre a ética e os efeitos da publicidade veiculada na mídia televisiva, ainda se conhece pouco sobre esses fenômenos em relação ao público infantil. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso de estratégias persuasivas voltadas para o consumo infantil na mídia, com base na literatura científica de influência em psicologia social. A avaliação de 182 peças publicitárias veiculados nos intervalos comerciais de um programa infantil de elevada audiência da televisão aberta, duas semanas antes do Dia das Crianças, revelou como principais táticas dos anunciantes a definição de um critério de decisão pela criança, simular consenso social, contar história e modelagem social. O trabalho discute as implicações dos resultados para a realidade de consumo infantil no Brasil e para o subsídio de intervenções voltadas para a educação e para a promoção do consumo responsável.
Abstract: Despite a strong debate on the ethics and effects of television advertising, little is known about how these phenomena operate among children as consumers. This research investigated the use of persuasive strategies in advertising to children, based on the psychosocial literature of social influence. An analysis of 182 television advertisements during commercial breaks aired two weeks before Children's Day revealed defining the decision criterion, simmulating social consensus, storytelling, and social modelling as the most frequent tactics used by advertisers. Implications for creating inputs to education in children's consumption in Brazil and the promotion of responsible consumption are discussed.
Licença: Psicologia & Sociedade - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822013000100015&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822013000100015
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