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ARTIGO_MudancasNecessariasUniversidade.pdf288,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Fernando Seabrapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Elimar Pinheiro dopt_BR
dc.contributor.authorBuarque, Cristovampt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:02:43Z-
dc.date.available2017-12-07T05:02:43Z-
dc.date.issued2013-03pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Fernando Seabra; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do; BUARQUE, Cristovam. Mudanças necessárias na universidade brasileira: autonomia, forma de governo e internacionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 39-61, mar. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28784-
dc.description.abstractA partir de um breve percurso sobre as mais importantes reformas universitárias ocorridas no último século, notadamente a de Gilman-Flexner, concretizada nos Estados Unidos a partir de 1910, e a do chamado Processo de Bolonha, iniciado na Europa em 1999, a posição e o papel da universidade moderna é analisado no contexto da constituição e da consolidação de uma sociedade do conhecimento, com uma particular atenção para o caso brasileiro. São passadas em revista os grandes desafios e as maiores fragilidades do sistema de educação superior do Brasil e defendidas políticas de inclusão, de qualidade, de inovação e de internacionalização das IES brasileiras num quadro de autonomia administrativa e financeira reforçada e de profunda reforma das atuais formas de governo e dos modelos de gestão.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMudanças necessárias na universidade brasileira : autonomia, forma de governo e internacionalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeNecessary changes in Brazilian university : autonomy, governance and internationalization-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordReforma universitáriapt_BR
dc.subject.keywordSociedade da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutonomiapt_BR
dc.subject.keywordInternacionalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormas de governopt_BR
dc.rights.licenseEducação em Revista - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982013000100004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 24 ago. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000100004pt_BR
dc.description.abstract1Starting with a brief description of the main university reforms of the last century, namely the Gilman-Flexner reform that came into practice in the United States as from 1910 and the so called Bologna Process, launched in 1999 in Europe, the position and role of modern university is addressed within the framework of the creation and consolidation of a knowledge society. Special attention is given to the Brazilian case study. The main challenges and weaknesses of the Brazilian higher education system are analyzed, as to support strategies of inclusion, quality, innovation and internationalization of higher education institutions, together with the empowerment of their administrative and financial autonomy, as well as of a profound reform of present governance and management models.-
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
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