Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/28660
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InfraestruturaTransporteCrescimento.pdf471,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBertussi, Geovana Lorenapt_BR
dc.contributor.authorEllery Junior, Roberto de Goespt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:43Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:43Z-
dc.date.issued2012-12pt_BR
dc.identifier.citationBERTUSSI, Geovana Lorena; ELLERY JUNIOR, Roberto. Infraestrutura de transporte e crescimento econômico no Brasil. Journal of Transport Literature, Manaus, vol. 6, n. 4, p. 101-132, out./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312012000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28660-
dc.description.abstractO artigo investiga o impacto dos gastos públicos em transportes sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros entre 1986 e 2007 utilizando dados em painel. Além do modelo tradicional de efeitos fixos, optou-se por rodar também um modelo de regressão quantílica. Os resultados obtidos nesse trabalho mostraram que o investimento público no setor de transportes provoca efeito positivo e estatisticamente significante sobre o desempenho econômico de longo prazo dos estados brasileiros e contribui potencialmente para a redução da desigualdade de renda entre eles. Ainda de acordo com as evidências empíricas encontradas, os gastos públicos em infraestrutura de transporte são mais produtivos nas regiões menos desenvolvidas do país (regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Dessa forma, mostra-se que as políticas públicas implementadas no país são de extrema relevância para a promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento regional brasileiro.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherSociedade Brasileira de Planejamento dos Transportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInfraestrutura de transporte e crescimento econômico no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTransport infrastructure and economic growth in Brazil-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subject.keywordDespesa públicapt_BR
dc.subject.keywordTransportespt_BR
dc.subject.keywordRegressão quantílicapt_BR
dc.subject.keywordDados em painel-
dc.rights.licenseJournal of Transport Literature - (CC BY) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000400006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000400006pt_BR
dc.description.abstract1This article intends to investigate the impact of the public spending on transports over the economic growth in the Brazilian states between the years of 1986 and 2007, using panel data. Besides the traditional model of fixed effects, it was also decided to run a quantile regression model. The results of this study showed that public investment in transportation causes positive and statistically significant effect on the long-term economic performance of the Brazilian states and potentially contribute to the reduction of income inequality between them. Also according to the empirical evidence found, public spending on transportation infrastructure is more productive in less developed regions of the country (North, Northeast and Midwest). Thus, the paper shows that public policies implemented in the country are very important for promoting economic growth and regional development in Brazil.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.