Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28623
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EstrategiasCapacitacaoProfessores.pdf225,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Arilson Fernandes Mendonça dept_BR
dc.contributor.authorNogueira, Júlia Aparecida Devidépt_BR
dc.contributor.authorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:34Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:34Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Arilson Fernandes Mendonça de; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé; REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Estratégias de capacitação de professores do ensino fundamental em atividade física e alimentação saudável. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, n. 3, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000300018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/X6y8bnynhgMj5WLVsDSJD9j/?lang=pt#. Acesso em: 18 jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28623-
dc.description.abstractO estudo avaliou efeitos de aprendizagem gerados por intervenções educativas longa (IL) e curta (IC) nos conhecimentos em alimentação saudável e atividade física. 42 professores de duas escolas públicas de ensino fundamental responderam a questionários de conhecimento com nota de 0 a 10, pré e pós-intervenção. A IL ofereceu um curso de 40 horas e a IC ofereceu uma palestra de 30 minutos; os dois grupos receberam o mesmo material educativo impresso. As intervenções produziram aumento estatisticamente significativo (p<0,05) no conhecimento médio em alimentação saudável [IL: +1,19 (EP=0,31) e IC: +1,18 (EP=0,34) pontos]. Em atividade física a mudança no conhecimento médio só foi estatisticamente significativa na IL [IL +1,69 (EP=0,52) e IC -0,36; (EP=0,45) pontos]. Houve diferença significativa nas notas finais entre grupos para conhecimento em atividade física. Ações educativas simples produziram efeitos positivos no conhecimento sobre alimentação saudável, entretanto, para atividade física pode ser necessário maior tempo de intervenção.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégias de capacitação de professores do ensino fundamental em atividade física e alimentação saudávelpt_BR
dc.title.alternativeTraining strategies for elementary education teachers in physical activity and health eating-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicospt_BR
dc.subject.keywordAlimentação saudávelpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolaspt_BR
dc.rights.license(CC BY) Motriz. Revista de Educação Física. UNESP, Rio Claro, SP, Brasil - eISSN: 1980-6574 - está licenciada sob Creative Commons - Atribuição 3.0.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1980-65742012000300018pt_BR
dc.description.abstract1The study evaluated the learning effects generated by long (IL) and short (IC) educational interventions in health eating and physical activity knowledge. 42 teachers from two public elementary schools completed knowledge questionnaires with a 0-10 grade, pre and post-intervention. IL offered a 40 hours course and IC offered a 30 minutes lecture, and both groups received the same printed educational material. The intervention produced a statistically significant (p<0.05) increased in averaged health eating knowledge [IL: +1.19 (SE=0.31) and CI: +1.18 (SE 0.34) points]. In physical activity, change in average knowledge was only statically significant in IL [IL + 1.69 (SE=0.52) and IC -0.36; (SE=0.45) points]. There were significant differences between groups in final notes for physical activity knowledge. Simple educational activities produced positive effects on health eating knowledge however, for physical activity may be necessary longer intervention.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.