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dc.contributor.authorPereira, Valéria Cantopt_BR
dc.contributor.authorFeitosa, Maria Angela Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorPereira, Luiz Henrique Mourão do Cantopt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Marisa Frasson dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:30Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:30Z-
dc.date.issued2012-06pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Valéria Reis do Canto et al. O papel do sistema olivococlear medial em crianças portadoras de TDAH. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, São Paulo, v. 78, n. 3, p. 27-31, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1808-86942012000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ PEREIRA, Valéria Reis do Canto et al. Role of the medial olivocochlear system among children with ADHD. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, São Paulo, v. 78, n. 3, p. 27-31, maio/jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1808-86942012000300006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28608-
dc.description.abstractCrianças portadoras de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) apresentam como um de seus principais sintomas a dificuldade de atenção. Na audição, a Atenção Seletiva que se caracteriza por ser a capacidade de compreender a fala em ambientes ruidosos, pode ser avaliada de várias formas, salientando-se o funcionamento do Sistema Eferente Olivococlear Medial. Este sistema pode ser avaliado pelo exame de emissões otoacústicas (EOA). OBJETIVO: Este trabalho teve por objetivo verificar a ocorrência do efeito de supressão de EOA, caracterizado pela diminuição da amplitude de resposta das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente (EOAT) em resposta a apresentação de ruído contralateral, em crianças com TDAH (grupo estudo) e normais (grupo controle). Forma de Estudo: Estudo caso-controle. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizado um estudo com 20 crianças alocadas em dois grupos de 10 crianças, pareadas por sexo e idade. Foi realizado o exame de EOAET sem e com ruído em ambos os grupos. RESULTADOS: Não houve diferença nas respostas das EOAET sem e com ruído, entre os grupos estudados. CONCLUSÕES: Pôde-se concluir que não há diferenças no funcionamento do Sistema Eferente Olivococlear Medial nas crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade em relação às crianças normais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherAssociação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO papel do sistema olivococlear medial em crianças portadoras de TDAHpt_BR
dc.title.alternativeRole of the medial olivocochlear system among children with ADHD-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.rights.licenseBrazilian Journal of Otorhinolaryngology - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC ND 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-86942012000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1808-86942012000300006pt_BR
dc.description.abstract1Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) patients show, as one of the main symptoms, an attentional impairment. Selective attention in the hearing process is the ability to understand speech in a noisy environment, which can be evaluated by several methods. One of the main approaches is the functioning of the Medial Olivocochlear Efferent System, which can be accessed by Transient-Evoked Otoacoustic Emissions (TOAE). OBJECTIVE:This study aimed at evaluating the suppression effect of contralateral noise on TOAE in ADHD (study group) and normal subjects (control group). Study Design: Case-control study. MATERIAL AND METHODS: A study with 20 children distributed in two, age- and gender-matched groups. RESULTS: No differences were found in TOAE responses between the two groups, with and without noise. CONCLUSIONS: We conclude that there were no functional differences in the Medial Olivocochlear Efferent System in the two groups analyzed.-
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