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ARTIGO_ComprasInovaçãoCasos.pdf803,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorMoreira, Marina Figueiredopt_BR
dc.contributor.authorVargas, Eduardo Raupp dept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:07Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:07Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Marina Figueiredo; VARGAS, Eduardo Raupp de. Compras para a inovação: casos de inovações induzidas por clientes públicos. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 232-257, out. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000500009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 out. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000500009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28591-
dc.description.abstractEste estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompras para a inovação: casos de inovações induzidas por clientes públicospt_BR
dc.titleProcurement for innovation: cases of innovations inducted by public sector clientspt_BR
dc.titleCompras para la innovación: casos de innovaciones inducidas por clientes públicospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordInovação em serviçospt_BR
dc.subject.keywordCompras (Serviço público)pt_BR
dc.subject.keywordSoftwarept_BR
dc.rights.licenseRAM, Revista de Administração Mackenzie - Este artigo pode ser copiado, distribuído, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explícita, o nome da revista, a edição, o ano e as páginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilização do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilização ou distribuição para terceiros. Não é permitido o uso para fins comerciais. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000500009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 06 out. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000500009pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to contribute to the understanding of the process of innovation induction by public clients and its dissemination in service activities by investigating ten cases of innovation in companies that provide software services to public clients in the Federal District of Brazil. This study adopted an integrative approach as a theoretical basis for the study of innovation in services. In addition, the theoretical premise of public procurement was investigated as a political tool to promote innovation - procurement for innovation - adopting the adaptation of the Chain-Linked Model developed in an earlier study. Using the model's perspective, the study developed a proposal for understanding the induction and possible spread of innovations in software services through the use of public procurement based on three steps. Thus, this study may be described as descriptive, qualitative and transversal. Data were collected from semi-structured interviews with respondents from private companies that developed the most significant innovations for government clients. The ten selected innovations were then reported and analyzed using four criteria: description, timing, characteristics and earnings generated for the company. The analysis revealed that innovations have emerged in response to a requirement (or a set of requirements) established by a public customer and that they occurred in two phases: a pre-sale phase and a development phase. Innovations confirmed the premise of induction from two trajectories presented in the theoretical model: the central path of innovation, "c", and the connections and feedbacks, path "f". The study identified radical, incremental and ameliorative innovations. The gains made by companies with innovations confirm the condition, and the dynamics observed related to the induction of innovations in the selected cases seem to be compatible with this study's proposal.-
dc.description.abstract2Este estudio tiene como objetivo contribuir a la comprensión del proceso de introducción de innovaciones por los clientes del gobierno en actividades de servicio a partir de la investigación de diez casos de innovaciones desarrolladas por empresas que prestan servicios de software a los clientes gubernamentales en el Distrito Federal. El estudio adoptó el enfoque integrador como opción teórica para el estudio de la innovación en los servicios, y se investigó la premisa teórica adoptada por la dirección de compras del sector público para promover la innovación - la contratación de la innovación - mediante la adaptación del modelo de enlaces en cadena hecha en un estudio anterior. Desde la perspectiva presentada por el modelo, desarrolló una propuesta para la inducción de la comprensión y posible difusión de las innovaciones en los servicios de software con el uso de la contratación pública basada en tres pasos. Fue desarrollado un estudio descriptivo, cualitativo y de corte transversal. Los datos fueron recolectados a partir de entrevistas semiestructuradas en las que los encuestados indicaron la innovación más importante desarrollada para un conjunto de exigencias para un cliente del gobierno. Se seleccionaron diez innovaciones que fueron reportadas y analizadas de acuerdo a cuatro criterios: la descripción, el tiempo, las características y los ingresos generados por la empresa. El análisis revela que las innovaciones han surgido en respuesta establecidos por el cliente gubernamental y se produjo en dos etapas: la preventa y el desarrollo. El análisis de las innovaciones confirmó la hipótesis de inducción provocada por el modelo teórico de dos de sus ruta: la ruta central de la innovación, "c", y las conexiones y la retroalimentación, la ruta "f". Respecto a las características, se identificaron innovaciones radicales, incrementales y de mejora. Las ganancias obtenidas por las empresas con las innovaciones confirmar su condición innovadora. La propuesta de entendimiento construida demostró ser compatible con la dinámica observada por la inducción de innovaciones en casos seleccionados.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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