Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/28568
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_LeiGravitacaoUniversal.pdf253,3 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorRodrigues, Elvis Vilelapt_BR
dc.contributor.authorZimmermann, Erikapt_BR
dc.contributor.authorHartmann, Ângela Mariapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:01:02Z-
dc.date.available2017-12-07T05:01:02Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Elvis Vilela; ZIMMERMANN, Erika; HARTMANN, Ângela Maria. Lei da gravitação universal e os satélites: uma abordagem histórico-temática usando multimídia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 18, n. 3, p. 503-525, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28568-
dc.description.abstractExamina-se, neste artigo, o desenvolvimento de aulas de Física em que, usando-se uma multimídia, a Lei da Gravitação Universal é abordada de forma contextualizada a partir da História da Ciência e de um tema atual (os satélites). O objetivo foi examinar como estudantes de Ensino Médio aceitam e se envolvem nesse estudo. Usando uma abordagem metodológica qualitativa, a multimídia apresenta o que são e como funcionam os satélites artificiais, trazendo uma narrativa histórica desde as ideias de movimento do sistema planetário de Ptolomeu até as de Isaac Newton sobre o movimento dos corpos, culminando na Lei da Gravitação Universal. Entrevistas, observações de sala de aula e documentos produzidos pelos estudantes mostram que as imagens, os filmes e os textos contidos na multimídia enriquecem, de modo significativo, o conteúdo, facilitando o entendimento de conceitos da Física. A contextualização histórico-temática, por sua vez, produz maior envolvimento dos alunos no estudo da Física.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLei da gravitação universal e os satélites : uma abordagem histórico-temática usando multimídiapt_BR
dc.title.alternativeThe law of universal gravitation and the satellites : an historical-thematic approach using a multimedia-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.keywordSistemas multimídiapt_BR
dc.rights.licenseCiência & Educação (Bauru) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 21 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000300002pt_BR
dc.description.abstract1This article examines the development of physics classes in which, using a multimedia, the Law of Universal Gravitation is discussed in context from the History of Science and a current theme (the satellites). The objective was to examine how high school students accept and engage in this study using a qualitative methodological approach. Multimedia describes satellites, and brings a historical narrative from the ideas of Ptolemy's planetary motion to Isaac's ideas and his Universal Law of Gravitation. Interviews, classroom observations and documents produced by students show that the images, movies and texts contained in the significantly enriched multimedia content, facilitate the understanding of physics concepts. The historical and thematic context, in turn, produces greater involvement of students in physics.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/28568/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.