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dc.contributor.authorFávero, Maria Helenapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:00:31Z-
dc.date.available2017-12-07T05:00:31Z-
dc.date.issued2012-03pt_BR
dc.identifier.citationFÁVERO, Maria Helena. A pesquisa de intervenção na construção de competências conceituais. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 103-110, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso: 04 dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28510-
dc.description.abstractDefendemos a pesquisa de intervenção na interdisciplinaridade relacionando a psicologia, o conhecimento e o desenvolvimento de competências conceituais, através de três aspectos teórico-conceituais: a filosofia, a história da ciência e a epistemologia como fundamentos de uma concepção psicológica que evidencie o processo sociocultural da construção do conhecimento e a mediação da atividade humana, supondo um sujeito humano ativo, que constrói paradigmas pessoais, estabelecendo teórica e metodologicamente uma relação entre dados psicológicos e sociológicos e admitindo, através da construção ativa, a possibilidade de reconstrução pessoal, institucional e sociocultural. Entendemos a pesquisa de intervenção como uma reconstrução polissêmica que considera a dinâmica sociocognitiva e seus efeitos reguladores. Articulamos o grupo focal os atos da fala e a tomada de consciência, adotando um modelo de análise que leva em conta o processo de desenvolvimento da tomada de consciência dos sujeitos sobre seus próprios paradigmas e seus processos de regulação cognitiva na sua transformação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA pesquisa de intervenção na construção de competências conceituaispt_BR
dc.title.alternativeIntervention research in the construction of conceptual competences-
dc.title.alternativeLa investigación de intervención en la construcción de competencias conceptuales-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPesquisa de intervençãopt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia em Estudo - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100012. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100012pt_BR
dc.description.abstract1We support the intervention research in the interdisciplinarity interrelating psychology, knowledge and the development of conceptual competences, through three theoretical conceptual aspects: considering the philosophy, the science history and epistemology in order to support a psychological conception which shows the socio-cultural process of knowledge construction and the mediation of human activity, assuming an active human subject, who builds personal paradigms; establishing theoretically and methodologically a relationship between psychological and sociological data; admitting, through active construction, the possibility of personal, institutional and socio-cultural reconstruction. We understand the intervention research as a polysemic reconstruction, considering both, the socio-cognitive dynamics and its regulatory effects. We articulate focus group, speech acts and the taking of consciousness adopting an analysis model which evidences both the process of development of the taking of consciousness of the subjects about their own paradigms and their processes of cognitive regulation in their transformation.-
dc.description.abstract2Defendemos la investigación de intervención en la interdisciplinaridad relacionando la psicología, el conocimiento y el desarrollo de competencias conceptuales, a través de tres aspectos teórico-conceptuales: considerando la filosofía, la historia de la ciencia y la epistemología para fundamentar una concepción psicológica que evidencie el proceso socio-cultural de la construcción del conocimiento y la mediación de la actividad humana, suponiendo un sujeto humano activo, que construye paradigmas personales; estableciendo teórica y metodológicamente, una relación entre datos psicológicos y sociológicos; admitiendo, a través de la construcción activa, la posibilidad de la reconstrucción personal, institucional y sociocultural. Entendemos la investigación de intervención como una reconstrucción polisémica, considerando ambos, la dinámica socio-cognitiva y sus efectos reguladores. Articulamos el grupo focal, los actos del habla y la toma de conciencia adoptando un modelo de análisis evidenciando ambos, el proceso de desarrollo de la toma de conciencia de los sujetos sobre sus propios paradigmas y sus procesos de regulación cognitiva en su transformación.-
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