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dc.contributor.authorCosta, Marina Teixeira Mendes de Souzapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Daniele Nunes Henriquept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:00:31Z-
dc.date.available2017-12-07T05:00:31Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28509-
dc.description.abstractO presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escritapt_BR
dc.title.alternativeThe body that writes : conceptual regards about writing acquisition-
dc.title.alternativeEl cuerpo que escribe : consideraciones conceptuales sobre la adquisición de la escritura-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia em Estudo - (CC BY-NC) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007pt_BR
dc.description.abstract1This article supports itself on the cultural-historical approach to discuss the body's role in the written language acquisition process. In order to accomplish this, some part of Lev Seminovich Vigotski's current contributions in preschool age (drawing, make believe, etc.) as being fundamental for the written development. This general reflection makes a big effort towards a necessity in reviewing the educational debate, regarding the traditional and mechanist tendency in the pedagogical treatment of this matter. Undoubtedly, the focus on the literacy practices brings about new possibilities of comprehension about the writing appropriation process along childhood education. However, the conceptual discussion needs to advance towards guaranteeing a greater visibility to the exploration of the diverse infantile symbolization processes (whether systemized or not) and their relationship with writing, especially, the body's participation (herein) understood in its semiotic statute.-
dc.description.abstract2Este artículo se basea en el enfoque histórico-cultural para discutir el papel del cuerpo en la adquisición del lenguaje escrito. Con este fin, parte de las contribuciones de Lev Vigotski Seminovich en la centralidad de los procesos de simbolización en la edad pre-escolar fundamental para el desarrollo de la escritura. Esta reflexión se desarrolla generalmente en el sentido de la necesidad de revisar el debate educativo, de acuerdo con la tendencia tradicional para tratar la cuestión pedagógica y mecanicista. Sin dudas, el enfoque en las prácticas de alfabetización ofrece nuevas posibilidades para la comprensión del proceso de apropiación de la escritura, sobre la educación infantil. Así, la discusión conceptual tiene que avanzar hacia una mayor visibilidad para asegurar el funcionamiento de los distintos procesos de simbolización del niño y su relación con la escritura, especialmente la participación del cuerpo comprendido en el estado de semiótica.-
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