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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDamasceno, Sônia Maria Souzapt_BR
dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMeneses, Pedro Paulo Murcept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:59:40Z-
dc.date.available2017-12-07T04:59:40Z-
dc.date.issued2012-08pt_BR
dc.identifier.citationDAMASCENO, Sônia Maria Souza; ABBAD, Gardênia; MENESES, Pedro Paulo Murce. Modelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionais. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 52, p. 217-228, maio/ago. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationDAMASCENO, Sônia Maria Souza; ABBAD, Gardênia; MENESES, Pedro Paulo Murce. Logic models and organizational training evaluations. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 52, p. 217-228, maio/ago. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000200008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28449-
dc.description.abstractA área de treinamento tem produzido pouco sobre análises organizacionais, de forma que avaliações de treinamento em níveis abrangentes tendem a ser escassas na literatura científica. Este estudo teve por objetivo propor um modelo lógico de avaliação de treinamento sobre o desempenho de uma organização pública, bem como testar sua avaliabilidade. Para tanto, foi realizada entrevista coletiva com 11 funcionários para identificação de treinamento capaz de alterar o desempenho da organização, entrevista com um funcionário para escolha de indicadores de desempenho organizacional sensíveis ao treinamento, entrevistas com sete funcionários com vistas à seleção de material para proposição do modelo, grupo focal com 28 funcionários para validação do modelo lógico. Ainda que a avaliabilidade do curso não tenha sido plenamente constatada, o modelo lógico permitiu a clarificação das relações entre o treinamento e o desempenho organizacional, principal entrave em processos avaliativos desta natureza.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelos lógicos e avaliações de treinamentos organizacionaispt_BR
dc.title.alternativeLogic models and organizational training evaluations-
dc.title.alternativeModelos lógicos y evaluaciones de entrenamientos organizacionales-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordTreinamentopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de programaspt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de necessidadespt_BR
dc.subject.keywordRecursos humanos - avaliaçãopt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200008pt_BR
dc.description.abstract1The area of personnel training has produced little about organizational analysis, so that evaluations at broader levels of analysis tend to be scarce in the literature. This research aimed to propose a logic model for training evaluation on the performance of a public organization, as well as test their evaluability through: group interview with 11 employees to identify a training capable of impacting the organization's performance, interview with a qualified employee to choose organizational performance indicators sensitive to the selected training, interviews with seven employees to select material for the proposition of the model, and focus group with 28 staff members to validate the logic model. Although the evaluability of the training model has not been fully established, the logical model has served to clarify the possible relationship between training and organizational performance, the main obstacle in evaluation processes of this nature.-
dc.description.abstract2El área de entrenamiento ha producido pocos análisis organizacionales, por lo que evaluaciones de la formación en niveles más amplios tienden a ser poco frecuentes en la literatura científica. Esta investigación objetivó proponer un modelo lógico para evaluar el impacto de una capacitación en el desempeño de una organización pública, así como poner a prueba su posibilidad de evaluación. Para ese fin, fue llevada a cabo una entrevista colectiva con 11 empleados para identificar una formación con la posibilidad de modificar el desempeño de la organización, entrevista con un trabajador para elección de los indicadores de desempeño de la organización sensibles a la formación, entrevistas con siete empleados para elección de los materiales para la composición del modelo, grupo focal con 28 funcionarios para validar el modelo lógico. Aunque la evaluabilidad del curso no fue totalmente verificada, el modelo sirvió para aclarar las relaciones entre la formación y el desempeño de la organización, principal obstáculo en ese tipo de evaluaciones.-
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