Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28411
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_RepresentacoesEstrategiasIdentitarias.pdf361,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBendassolli, Pedro F.pt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:58:59Z-
dc.date.available2017-12-07T04:58:59Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationBENDASSOLLI, Pedro F.; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Representações e estratégias identitárias na experiência do artista. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 24, n. 3, p. 607-618, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000300014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000300014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28411-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é compreender os processos de construção das representações e estratégias identitárias utilizadas por artistas em três setores da cultura no Estado de São Paulo. Foram combinadas duas estratégias de coleta de dados: um survey e entrevistas em profundidade. Ao todo, 92 artistas aceitaram participar desta pesquisa. Os dados foram analisados com base em níveis de categorização e com o suporte de software específico. Os resultados mostram que o núcleo da representação identitária artística é formado pela auto-percepção do ar-tista como profissional vocacionado, dedicado à construção de uma obra capaz de mobilizar o outro e contribuir para um gênero estético. Já as estratégias identitárias mais comuns utilizadas são a exposição pública, o engajamento e desengajamento contínuo de projetos de duração limitada, o investimento no próprio desenvolvimento pessoal e estratégias de relacionamento com o público.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações e estratégias identitárias na experiência do artistapt_BR
dc.title.alternativeIdentity representations and strategies in the artist's experience-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade profissionalpt_BR
dc.subject.keywordIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordArtistaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia & Sociedade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822012000300014&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05 out. 2020.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822012000300014pt_BR
dc.description.abstract1The paper's purpose is to understand the identity representation construction processes and identity strategies used by artists in three cultural segments in the State of São Paulo. Two data-gathering strategies have been combined: a survey and in-depth interviews. A total of 92 artists accepted taking part in the study. The data were analyzed based on categorization lev-els and with the support of specific computer software. The results show that the core of artis-tic identity representation is formed by the artist's self-perception as a professional with a calling, dedicated to the construction of a body of work capable of mobilizing others and con-tributing to an aesthetic genre. The most frequent identity strategies include public exposure, continuous engagement and disengagement from limited duration projects, investment in their own personal development, and public relationship strategies.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.