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dc.contributor.advisorGrannier, Daniele Marcelle-
dc.contributor.authorAlmeida, Janete Alves de-
dc.date.accessioned2009-12-21T18:09:03Z-
dc.date.available2009-12-21T18:09:03Z-
dc.date.issued2007-12-10-
dc.date.submitted2007-12-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Janete Alves de. Aquisição do sistema verbal do português-por-escrito pelos surdos. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2805-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a análise de interlínguas de surdos aprendizes do português-por-escrito. A pesquisa foi baseada em dados escritos coletados em quatro sessões de entrevistas dirigidas que tinham como objetivo investigar os usos das flexões verbais do português e identificar uma possível ordem de aquisição. Os informantes são portadores de surdez profunda congênita, sinalizadores de Libras e alunos do ensino fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A análise dos dados passou inicialmente por uma análise de “erros”, na qual se procurou identificar os erros devidos à interferência de primeira língua (Libras) e aqueles devidos a processos desenvolvimentais. Descrevem-se os usos de formas verbais do português e os usos dos verbos ser, estar, ficar e ter da língua portuguesa pelos aprendizes surdos. As interlínguas observadas caracterizam-se pela predominância do uso do verbo no infinitivo, com variação temporal feita por meio de outros recursos lingüísticos, como advérbios ou itens lexicais que denotam temporalidade; a pouca distinção das pessoas do discurso; a pouca concordância entre verbo e sujeito e a freqüência dos usos do sujeito de 3ª pessoa do singular e verbo flexionado na 3ª pessoa do singular. São analisadas as diferentes estratégias de aprendizagem, tais como: a omissão dos verbos ser e estar, troca de categorias gramaticais, etc. Conclui-se que nem ao longo da pesquisa nem ao longo da vida escolar dos informantes, da 5ª à 8ª séries, os informantes internalizaram os usos adequados das flexões verbais do português. Procuramos entender as causas do nivelamento das competências dos aprendizes entre eles e ao longo dos estágios observados. Com base nessa análise, sugerimos novos procedimentos para o ensino de português como segunda língua a surdos. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research presents an interlanguage analysis of deaf learners and their written Portuguese. The research was based on written data collected in four sessions of led interviews that aimed at investigating the usages of Portuguese verbal flexions and identifying a possible order of acquisition. The informants are congenital deep deaf empaired, users of LIBRAS and students from the elementary school of SEE/DF.Data analysis started initially throught an “error” analysis in which those errors were identified being either caused by the first language interference (LIBRAS), or by developmental processes. It was described the usages of Portuguese verbal forms and the usage of verbs such as to be, to stay and to have by the deaf learners. The interlanguages observed characterize themselves by the prevalence of using verbs in the infinitive form with time variation being done by other linguistic resources, like adverbs or lexical items that show temporality; little difference among the discourse people; little agreement between verb and subject and a frequency of usages of the third singular person subject and the verb conjugated in this person. Different learning strategies are analysed, such as verb omission (to be), change of grammaticals categories etc.It was concluded that neither during the research, nor during the informant’s sholastic lives, from 5Th to 8 Th grade, they could not internalize the proper usages of Portuguese verbal flexions. It was tried to understand the causes of the learners’ competence levellings among them e during the stages observed. Based on this analysis, it is suggested new precedures to the teaching of Portuguese as second language to deaf people.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAquisição do sistema verbal do português-por-escrito pelos surdosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLíngua de sinaisen
dc.subject.keywordInterlíngua (Aprendizagem de línguas)en
dc.subject.keywordSurdosen
dc.subject.keywordLinguísticaen
dc.subject.keywordFlexão verbalen
dc.subject.keywordLíngua portuguesaen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
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