Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27977
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnaliseProcessoAvaliacao.pdf364,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_AnalysisLearningEvaluation.pdf416,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMira, Vera Luciapt_BR
dc.contributor.authorPeduzzi, Marinapt_BR
dc.contributor.authorMelleiro, Marta Mariapt_BR
dc.contributor.authorTronchin, Daisy Maria Rizattopt_BR
dc.contributor.authorPrado, Maria de Fátima Fernandespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Tavares dospt_BR
dc.contributor.authorLara, Enilda Maria de Sousapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jaqueline Alcântara Marcelino dapt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:56:12Z-
dc.date.available2017-12-07T04:56:12Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationMIRA, Vera Lucia et al. Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. esp., p. 1574-1581, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MIRA, Vera Lucia et al. Analysis of the learning evaluation process of nursing staff actions. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. esp., p. 1574-1581, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27977-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Escola de Enfermagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the learning evaluation process of nursing staff actions-
dc.title.alternativeAnálisis del proceso de evaluación de aprendizaje de acciones educativas de profesionales de enfermería-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEquipe de enfermagempt_BR
dc.subject.keywordCapacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subject.keywordHospitais - administração de pessoalpt_BR
dc.rights.licenseRevista da Escola de Enfermagem da USP - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/QkDGczKNWLfdLbd65G9drJy/?lang=pt#. Acesso em: 10 ago. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000700006pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to analyze the learning evaluation process of nursing staff training programs, regarding its effectiveness and instrument validity. This is an empirical study whose findings support theoretical formulations for the construction of an evaluation methodology. The analysis consisted of learning evaluations related to six training programs, totaling 993 evaluations. The results of these six training programs showed the need to propose an evaluation methodology, defining criteria, instruments and indicators for this purpose. Furthermore, it is important to improve the diagnosis process on training needs and teaching strategies.-
dc.description.abstract2El objetivo de este estudio fue analizar el proceso de evaluación de aprendizaje realizado en entrenamientos brindados al equipo de enfermería, en lo que se refiere a la eficiencia de los mismos y a la validez de los instrumentos. Se trata de un estudio empírico, cuyas conclusiones apoyarán formulaciones teóricas para la construcción de una metodología de evaluación. Se constituyeron en material de análisis las evaluaciones de aprendizaje relativas a seis entrenamientos, sobre un total de 993 evaluaciones. De los resultados de los seis entrenamientos evaluados fue posible percibir la necesidad de la proposición de una metodología de evaluación, construyendo criterios, instrumentos e indicadores para dicha finalidad. Se notó también que es preciso mejorar la realización del diagnóstico de necesidad de entrenamiento y las estrategias de enseñanza.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.