Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2794
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Isabela Junqueira Vargas.pdf676,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDel Bianco, Nélia Rodrigues-
dc.contributor.authorVargas, Isabela Junqueira-
dc.date.accessioned2009-12-17T22:27:22Z-
dc.date.available2009-12-17T22:27:22Z-
dc.date.issued2006-12-14-
dc.date.submitted2006-12-14-
dc.identifier.citationVARGAS, Isabela Junqueira. Ocupando manchetes: como o MST agenda a mídia.Estudo sobre as estratégias de agendamento do movimento dos sem terra no abril vermelho. 2006. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2794-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo verificar as estratégias de agendamento utilizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante o fenômeno midiático denominado “Abril Vermelho”. As manifestações organizadas pelo MST nesse período vêm ocorrendo, de forma regular, desde 1997. As matérias repetidamente publicadas na grande imprensa nos levam à hipótese de que as manifestações dos sem-terra, que aconteceram no referido mês, já entraram na agenda jornalística. Resta saber: a) quais foram os enquadramentos utilizados pelos jornalistas na cobertura jornalística do Abril Vermelho, em 2006; b) quais as estratégias utilizadas pelo MST para entrar na pauta jornalística durante o Abril Vermelho naquele ano. A análise desenvolvida neste projeto leva em conta dois aspectos importantes da Teoria do Agendamento: a ação de agendamento do promotor de notícias, no caso a Assessoria de Imprensa do MST, identificando suas estratégias; e como a imprensa responde a esse agendamento, estudo feito por meio de análise de conteúdo e do enquadramento das matérias publicadas posteriormente. A intenção é verificar se esse agendamento consegue superar a imagem pública que associa o Movimento dos sem-terra à violência. Também busca responder à questão se o MST consegue colocar o tema da reforma agrária na agenda pública como conquista de justiça social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present paper aims to verify the agenda-setting strategies used by the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) during the media phenomenon known as “Abril Vermelho”. The mobilizations organized by MST within this period have regularly taken place since 1997. The fact that the press has repeatedly published articles on the matter leads us to the hypothesis that the mobilizations which happen by this time of the year have become part of the journalistic agenda. There are two points to clarify: a) the framing used by journalists in their coverage of the Abril Vermelho in 2006; b) the strategies used by MST to be part of the journalistic guideline during the Abril Vermelho in that year. The analysis of the present project has taken into account two important aspects of the Agenda-setting Theory: the agenda-setting action by the news promoters, the MST Public Relations, in this case, identifying its strategies; and how the press responds to such agendasetting, through the analysis of content and framing of the articles published afterwards. The intention is to check whether this agenda-setting is able to overcome the public image that associates the landless movement to violence. It also aims to provide an answer whether MST is able to set the agrarian reform issue on the public agenda as a social justice achievement.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOcupando manchetes : como o MST agenda a mídia.Estudo sobre as estratégias de agendamento do movimento dos sem terra no abril vermelho.en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordJornalismo - trabalhadores ruraisen
dc.subject.keywordMovimentos sociaisen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.