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Título: Avaliação do auto-conceito de pré-escolares obesos, em três escolas do município de Dourados-MS
Autor(es): Navarro, Rosemeire Pereira Souza
Orientador(es): Tavares, Maria Clotilde Henriques
Assunto: Saúde pública - obesidade
Pesquisa educacional - obesidade
Obesidade
Mato Grosso do Sul (MS)
Data de publicação: 29-Jun-2007
Referência: NAVARRO, Rosemeire Pereira Souza. Avaliação do auto-conceito de pré-escolares obesos, em três escolas do município de Dourados-MS. 87 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Estudos demonstram que a obesidade atualmente é um problema de saúde pública. Entretanto, pesquisas sobre a relação entre obesidade infantil e auto-conceito de pré-escolares no Brasil são escassas. O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar o autoconceito em pré-escolares e verificar se haviam diferenças e alterações no autoconceito nos sujeitos classificados como obesos e não obesos. Participaram do estudo 35 crianças (com idades entre 05 e 06 anos), de ambos os sexos de três escolas de Dourados/MS. Desse total 22 crianças foram classificadas como obesas (meninas e meninos com índices de massa corporal variando de P85 a P 95); o grupo de não obesas era composto por 13 crianças (sendo meninas e meninos, com a mesma faixa etária e índice de massa corporal entre P5 a P85). Investigaram-se variáveis como: obesidade, autoconceito, auto-imagem e hábitos alimentares. O estudo comportou três momentos. A primeira fase consistiu da avaliação antropométrica (o uso de medidas antropométricas tem sido considerado uma estratégia válida para gerar indicadores nutricionais e identificar o Índice de Massa Corporal). A segunda fase foi destinada a aplicação do teste projetivo H-T-P (para avaliar autoconceito e auto-imagem). Na última fase os pais responderam um questionário sobre os hábitos alimentares das crianças que participaram da pesquisa. Os resultados obtidos na análise de dados apontam que os grupos diferenciaram-se apenas na variável obesidade, não havendo alterações nas demais, não permitindo, portanto, associar, neste estudo, obesidade e alteração de autoconceito em pré-escolares obesas e não obesas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Studies demonstrate that the obesity is now a problem of public health. Owever, research about the relationship between infantile obesity and preschool children`s selfconcept in Brazil are scarce. The objective of the present work was evaluate the selfconcept in preschool children and to verify if there were differences and alterations in the self-concept in obese and non-obese subjects. Participated in the study 35 children (between 05 and 06 years), old from both sexes, three schools at Dourados – MS. From this total 22 children were classified as obese (girls and boys whit corporal mass indexes varying from P85 to P95); the non-obese group was composed by 13 children (girls and boys, whit the same age group and corporal mass index between P5 and P85). The variables investigated were: obesity, self-concept, corporal image and eating habits. The study held three moments. The first phase consisted in the anthropometrics evaluation (the use of anthropometrics measures has been considered a valid strategy to generate nutritional indicators and to identify the corporal mass index. The second phase was destined to the application of the projection’s test H T P (to evaluate selfconcept and corporal image). On the last phase, the parents answered a questionnaire about the eating habits of the children’s. The results, point out that the groups just differ in the variable obesity, whit no, alterations in the others variables. Therefore, this study, does not indicate an alteration between obesity and self-concept alteration in preschool obese and non-obese. .
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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