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dc.contributor.authorRodrigues, Gabriela de Andradept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:54:38Z-
dc.date.available2017-12-07T04:54:38Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.citationEduc. Pesqui.,v.36,n.3,p.735-745,2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27879-
dc.description.abstractCada vez mais, a escola distancia suas prioridades da formação integral do indivíduo e concentra seus esforços numa preparação econômica dos jovens. Novos modos de ensinar ou a retomada de pedagogias esquecidas podem relembrar os significados primordiais da educação. Na perspectiva de novas maneiras de pensar a educação, encontra-se a pedagogia queer, maneira de educar inspirada na teoria homônima, que analisa e vive a sexualidade e/ou o gênero fluído, não binário. A pedagogia queer não ignora a diversidade das manifestações sexuais, fugindo da maneira binária de entender o gênero e a cultura; é uma educação que traz as diferenças para dentro do cotidiano da sala de aula. Por sua vez, a pedagogia libertária encontra inspiração teórica nos pensamentos e práticas anarquistas de diversos autores, sendo a vertente socialista libertária a mais citada pelos educadores. Os princípios norteadores da pedagogia anarquista são: liberdade, autonomia, criatividade e solidariedade - ademais, a educação integral, que propõe um aprendizado que abarque todos os aspectos do ser humano (intelectual, social, emotivo e motor) e em que os interesses e a individualidade dos estudantes sejam valorizados. Nessa pedagogia, a liberdade é sinônimo de harmonia social. No âmbito da educação em cultura visual, conceito que amplifica o conteúdo geralmente abordado na arte/educação com manifestações culturais contemporâneas e do cotidiano, as novas formas de ensinar possibilitam ao estudante uma maneira menos predeterminada de entender o mundo e a si mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThe school priorities are growing increasingly apart from the integral formation of the individual, and efforts are being concentrated on the economical preparation of the young. New ways of teaching and the resurgence of forgotten pedagogies can remind us of the primordial meanings of education. Under the perspective of new ways of thinking education we find the queer pedagogy, a manner of education inspired by the homonymous theory that analyzes and experiences sexuality and/or gender as fluid, and not binary. Queer pedagogy does not ignore the diversity of sexual manifestations, but avoids the binary way of understanding gender and culture; it is an education that brings differences into the daily life of the classroom. Libertarian pedagogy finds its theoretical inspiration in the anarchist thinking and practice of many authors, the socialist libertarian movement being the most frequently cited amongst educators. The guiding principles of anarchist pedagogy are: liberty, autonomy, creativity and solidarity - and furthermore, integral education, which proposes a learning that embraces all aspects of the human being (intellectual, social, emotional, and motor), and in which the interests and individuality of the students are valued. In this pedagogy freedom is synonymous with social harmony. Within the sphere of education in visual culture, a concept that widens the contents usually dealt with in art/education with contemporary and daily life cultural manifestations, new forms of teaching afford the student a less predetermined way of understanding the world and him/herself.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogias queer e libertária para educação em cultura visualpt_BR
dc.titleQueer and libertarian pedagogies for the education in visual culturept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordQueerpt_BR
dc.subject.keywordLibertáriapt_BR
dc.subject.keywordCultura visualpt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordPedagogypt_BR
dc.subject.keywordQueerpt_BR
dc.subject.keywordLibertarianpt_BR
dc.subject.keywordVisual culturept_BR
dc.subject.keywordArtpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000300006pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
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