Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Chagas, Jane Farias | pt_BR |
dc.contributor.author | Fleith, Denise de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T04:54:31Z | - |
dc.date.available | 2017-12-07T04:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2010-04 | pt_BR |
dc.identifier.citation | CHAGAS, Jane Farias; FLEITH, Denise de Souza. Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Psico-USF, Itatiba, v. 15, n. 1, p. 93-102, abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27835 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi descrever habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos. Participaram da pesquisa 42 alunos que frequentavam um programa de atendimento ao superdotado na região centro-oeste. O instrumento utilizado foi uma lista de habilidades, interesses, preferências, características e estilos de aprendizagem, elaborada para o estudo.Os adolescentes informaram apresentar um melhor desempenho associado às habilidades intrapessoal (77%), interpessoal (68%) e linguístico-verbal (60%). Os resultados revelaram que os participantes percebiam-se como persistentes (84,2%), exigentes consigo mesmos (76,3%), possuidores de valores morais sólidos (76,3%) e criativos (71,1%). Entre interesses e aspectos motivacionais elencados pelos adolescentes, destacaram-se: ter muitas idéias sobre muitas coisas (89,5%), ir até o fim quando buscavam atingir um objetivo (86,8%), gostar de tirar boas notas na escola (81,6%), gostar de experimentar coisas novas (78,9%). Os participantes informaram que aprendiam com mais facilidade por meio da leitura e discussão de idéias (71,1%). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Habilidades, características pessoais, interesses e estilos de aprendizagem de adolescentes talentosos | pt_BR |
dc.title.alternative | Abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Talentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.rights.license | Psico-USF - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712010000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018. | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000100010 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this study was to describe abilities, personal characteristics, interests and learning styles of talented adolescents. Forty-two students who attended a program for the gifted in central-west region participated in the research. The instrument used was a list of abilities, interests, preferences, characteristics and learning styles, designed for the study. Adolescents have reported better performance associated with intrapersonal (77%), interpersonal (68%) and linguistic-verbal (60%) abilities. The results revealed that participants perceived themselves as persistent (84.2%), demanding with themselves (76.3%), owners of solid moral values (76.3%) and creative (71.1%). Among interests and motivational aspects listed by the adolescents, it could be highlighted: having many ideas about many things (89.5%), going all the way when seeking to achieve a goal (86.8%), liking getting good grades in school (81.6%), liking trying new things (78.9%). Participants said they learned more easily through reading and discussion of ideas (71.1%). | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|