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Título: Desafios da etnografia com jovens em situação de rua : a entrada em campo
Outros títulos: Chalenges of ethnograpy with street children : access
Autor(es): Matias, Hugo Juliano Duarte
Francischini, Rosângela
Assunto: Menores de rua
Etnografia
Ética
Data de publicação: 2010
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: MATIAS, Hugo Juliano Duarte; FRANCISCHINI, Rosângela. Desafios da etnografia com jovens em situação de rua: a entrada em campo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 23, n. 2, p. 243-252, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/VHGvwmZfV9vMk6Tgc7gDQVv/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
Resumo: Recentemente, a pesquisa com jovens em situação de rua tem dedicado mais atenção aos processos de socialização que estruturam seu cotidiano, aos sentidos de suas práticas sociais, levando à necessidade de novos métodos, dentre os quais a alternativa etnográfica. Relata-se aqui o processo de entrada em campo numa pesquisa etnográfica - realizada em Natal-RN, com grupo de pessoas em situação de rua (aproximadamente 11), jovens, a maioria com idade entre 16-18 anos -, para destacar a complexidade desse processo. Sua negociação determina muitos deslocamentos e exige flexibilidade do pesquisador, sob várias demandas de formas de participação e envolvimento junto ao grupo. Negociações de sentido, nessas situações, constituem desafio à pesquisa etnográfica com essa população; também novas possibilidades de invenção técnica e experiência ética.
Abstract: Recently, researches with street children have dedicated more attention to the socialization processes which structure their daily lives and to the meaning of their social practices, leading to the need of new methods as the ethnographic alternative, for instance. This paper reports the field access process occurred in an ethnographic research - performed with a group of about 11 street children, aged between 16 and 18 years old - in order to emphasize the complexity of that process. The access negotiation determines many displacements and requires researcher's flexibility, under several demands concerning the form of participation and involvement with the group. Negotiations of meaning, in such situations, are a challenge for ethnographic researches done with the mentioned population, besides offering new opportunities for technical invention and ethics experience.
Licença: Psicologia: Reflexão e Crítica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/prc/a/VHGvwmZfV9vMk6Tgc7gDQVv/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200006
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