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Título: Relação médico-paciente idoso: desafios e perspectivas
The physicianelderly patient relationship: challenges and perspectives
Autor(es): Vianna, Lucy Gomes
Vianna, Cecília
Bezerra, Armando José China
Assunto: Relações interpessoais
Idoso
Relação médico-paciente
Data de publicação: 2010
Editora: Associação Brasileira de Educação Médica
Referência: Rev. bras. educ. med.,v.34,n.1,p.150-159,2010
Resumo: O objetivo deste artigo é expor os desafios e perspectivas da relação médico-paciente idoso. Nas relações interpessoais, inerentes ao exercício profissional da medicina, é a qualidade do encontro que determina sua eficiência. Assim, na formação e na identificação do bom profissional, a relação médico-paciente idoso é fundamental na promoção da qualidade do atendimento. Os mé dicos devem privilegiar sentimentos e valores dos pacientes idosos e de seus familiares, estimu lando a tomada das decisões necessárias em conjunto, ou seja, a democratização da relação médi co-paciente, resgatando sua humanização. Esta proposta aspira ao nascimento de uma nova imagem deste profissional responsável pela efetiva promoção da saúde, ao considerar o paciente idoso em sua integridade física, psíquica e social, e não somente do ponto de vista biológico.
The aim of this article was to discuss challenges and perspectives in the physician-elderly patient relationship. In interpersonal relations, inherent to medical practice, it is the quality of the encounter that determines its efficiency. Thus, in training and identifying good medical professionals, the physician-elderly patient relationship is essential for promoting quality of care. Physicians should prioritize the feelings and values of elderly patients and their families, encouraging the necessary joint decision-making, that is, democratization of the physician-patient relations hip, reclaiming its humanization. This proposal aspires to the birth of a new image for these professionals, who are responsible for effective health promotion, by considering elderly patients in their physical, psychological, and social entirety, and not merely from the biological point of view.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100018
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