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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFávero, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Regina da Silva Pinapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:52:13Z-
dc.date.available2017-12-07T04:52:13Z-
dc.date.issued2009-06pt_BR
dc.identifier.citationFÁVERO, Maria Helena; NEVES, Regina da Silva Pina. Competências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas: um estudo junto a professores, licenciandos, pedagogos e psicólogos. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 113-124, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27549-
dc.description.abstractAs avaliações oficiais e as pesquisas apontam dificuldades particulares com a divisão e os números racionais, sugerindo que o ensino valoriza as regras do algoritmo em detrimento do conceito, não ampliando a compreensão dos sistemas numéricos (Fávero, 2001; 2007). Inspirando-nos no estudo de Fávero (1994) sobre a prova de matemática, desenvolvemos dois estudos. No primeiro, apresentamos a 20 professores do ensino fundamental três tarefas escritas retiradas de avaliações escolares. Para cada uma, propusemos questões sobre a notação, a interpretação dos erros, a correção feita e o tipo de procedimento que sanaria as dificuldades. No segundo estudo, apresentamos a 26 pedagogas e 6 psicólogas duas tarefas: a resolução de uma situação-problema e a análise dos registros de sete alunos produzidos na resolução de três situações-problema. Os resultados evidenciaram que, no geral, os participantes descrevem o erro sem levantar hipóteses; atribuem-no ao aluno; e apresentam discurso construtivista, incompatível com suas respostas e dúvidas conceituais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCompetências para resolver problemas e para analisar a resolução de problemas : um estudo junto a professores, licenciandos, pedagogos e psicólogospt_BR
dc.title.alternativeProblem solving competencies and problem solving analysis competencies : a study of teachers, education students, education graduates and psychologists-
dc.title.alternativeAptitudes para resolver problemas y para analizar la resolución de problemas : un estudio junto a profesores, licenciados, pedagogos y psicólogos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordResolução de problemaspt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.rights.licensePsicologia Escolar e Educacional - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 12 jan. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100013pt_BR
dc.description.abstract1Official reports in Brazil reveal specific difficulties related to division and rational numbers, suggesting that the teaching valorizes algorithmic rules over the concepts themselves (Fávero, 2001; 2007). We describe two studies. In the first one, we show three written and typed school assessment tasks to 20 teachers who work with grades 1 through 8. We asked questions regarding notation, error interpretation, the corrections made and the sort of procedure which could help solve the difficulties shown in each of the three tasks. In the second study, we showed two tasks to 26 education majors and 6 psychologists: the solution to a problem situation and the analysis of the records produced by seven students who worked on the problems. The results indicate that: participants describe errors without formulating hypotheses; they attribute them to the students; they speak in Constructivist terms, which are incompatible with their conceptual doubts and answers.-
dc.description.abstract2Las evaluaciones oficiales y las investigaciones señalan dificultades especiales con la división y los números racionales, sugiriendo que la enseñanza valora las reglas del algoritmo en lugar del concepto, no ampliando la comprensión de los sistemas numéricos (Fávero, 2001; 2007). Inspirándonos en los estudios de Fávero (1994) sobre la prueba de matemática, desarrollamos dos estudios. En el primero, presentamos a 20 profesores de la enseñanza primaria tres tareas escritas retiradas de evaluaciones escolares. Para cada una propusimos preguntas sobre la puntuación, la interpretación de los errores, la corrección hecha y el tipo de procedimiento que superaría las dificultades. En el segundo, presentamos a 26 pedagogas y 6 psicólogas dos tareas: la resolución de una situación-problema y el análisis de los registros de siete alumnos producidos en la resolución de tres situaciones-problema. Los resultados evidenciaron que, en general, los participantes describen el error sin sugerir hipótesis; lo atribuyen al alumno; presentan un discurso constructivista, incompatible con sus respuestas y dudas conceptuales.-
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