Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27548
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PsicologiaEscolarBrasil.pdf355,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão : percursos históricos e tendências atuais
Outros títulos: School psychology in Brazil and in the State of Maranhão : history and current trends
Psicología escolar en Brasil y en Maranhão : recorridos históricos y tendencias
Autor(es): Carvalho, Tatiana Oliveira de
Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto: Psicologia escolar
Psicólogos - formação
Psicólogos - atuação
Data de publicação: Jun-2009
Editora: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Referência: CARVALHO, Tatiana Oliveira de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria. Psicologia escolar no Brasil e no Maranhão: percursos históricos e tendências atuais. Psicologia Escolar e Educacional, Campinas, v. 13, n. 1, p. 65-73, jan./jun. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.
Resumo: Discute-se o cenário atual da Psicologia Escolar no Maranhão, tendo como parâmetro as transformações ocorridas nas últimas décadas em âmbito nacional. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, a partir do qual se levantaram reflexões sobre o histórico e as tendências atuais no âmbito da formação e atuação do psicólogo escolar no estado. Considera-se que no Maranhão necessita-se da contribuição de psicólogos escolares que, seguros de seu papel e intencionalidade, construam uma identidade profissional comprometida com as transformações sociais do contexto local, o que começa a se efetivar através do aprimoramento da formação na área.
Abstract: This paper presents a discussion on the current scenario in School Psychology in the State of Maranhão. We use, as parameter, the transformations that occurred throughout the country in the last decades. . A bibliographic study on the subject has been carried out and used for later reflections about the history and current trends regarding the training and work of school psychologists in the State of Maranhão. We concluded that Maranhão needs the contribution of school psychologists who are certain of their role and intentions so they can build their professional identity with commitment to local social transformations, which starts with the improvement of expertise in the area.
Resumen: Se discute el escenario actual de la Psicología Escolar en el estado de Maranhão, usando como parámetro las transformaciones de las últimas décadas en el ámbito nacional. Fue realizado un estudio bibliográfico sobre el tema, a partir del cual se levantaron reflexiones sobre la historia y las tendencias actuales en el ámbito de la formación y actuación del psicólogo escolar en el estado. Se considera que en Maranhão es necesaria la contribución de psicólogos escolares que, seguros de su papel e intencionalidad, construyan una identidad profesional comprometida con las transformaciones sociales del contexto local, lo que comienza a hacerse efectivo a través del perfeccionamiento de la formación en el área.
Licença: Psicologia Escolar e Educacional - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 jan. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572009000100008
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.