Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27486
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ValidacaoQuestionarioPerfis.pdf512,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Validação do questionário de perfis de valores (QPV) no Brasil
Outros títulos: Validity of the portrait values questionnaire (PVQ) in Brazil
Autor(es): Tamayo, Álvaro
Porto, Juliana Barreiros
Assunto: Valores humanos
Validação de escala
Data de publicação: Set-2009
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: TAMAYO, Alvaro; PORTO, Juliana Barreiros. Validação do questionário de perfis de valores (QPV) no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 3, p. 369-376, jul./set. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722009000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 mar. 2021.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi validar para o Brasil o Questionário de Perfis de Valores (QPV), desenvolvido por Schwartz. Para a tradução do questionário, utilizou-se a estratégia de tradução-retradução. O QPV foi aplicado a uma amostra de 614 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Os dados foram analisados por meio da técnica de escalonamento multidimensional em uma estrutura bidimensional. A configuração espacial obtida oferece indicações positivas de validade de construto do instrumento. As regiões encontradas foram: Conformidade, Tradição, Segurança, Estimulação, Universalismo/Benevolência, Poder/Realização e Autodeterminação/Hedonismo. As três últimas regiões ficaram compostas por tipos motivacionais adjacentes. A convergência de resultados descritivos e comparativos com achados de pesquisas internacionais constitui também um conjunto de elementos importantes de que o instrumento mede o que pretende medir.
Abstract: The objective of this research was to validate to Brazil the Portrait Values Questionnaire (PVQ) developed by Schwartz. The PVQ was translated into Portuguese using the back-translation procedure and was applied to a sample of 614 students from primary, high and college education. The data were analyzed by means of the multidimensional scaling technique using a bi-dimensional structure. The spatial configuration obtained offers a positive indication for the construct validity of the instrument. The regions found were: Conformity, Tradition, Security, Stimulation, Universality/Benevolence, Power/Achievement and Self-Determination/Hedonism. The last three regions were composed of adjacent motivational types. Descriptive and comparative results converging with international findings also constitute a set of important elements that supports the validity of the instrument.
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722009000300010&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000300010
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.