Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2740
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_DeniseIsabelRodriguesSoaresOliveira.pdf357,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Marcus Vinicius Soares-
dc.contributor.authorOliveira, Denise Isabel Rodrigues Soares-
dc.date.accessioned2009-12-16T01:06:57Z-
dc.date.available2009-12-16T01:06:57Z-
dc.date.issued2009-12-16-
dc.date.submitted2007-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Denise Isabel Rodrigues Soares. O papel da Universidade Corporativa no setor público brasileiro: um estudo de caso nos Correios. 2007. 93 f. Dissertação (Mestrado em Administração)-Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2740-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2007.pt_BR
dc.description.abstractA questão proposta para analisar nesta dissertação de mestrado é o papel da universidade corporativa, no desenvolvimento dos funcionários de uma organização pública federal, os Correios, sediada em Brasília, DF. O referencial teórico tem por base as discussões sobre a reforma do Estado, desde a década de 1930, o papel do servidor público na reforma do Estado, as mudanças no mundo do trabalho, a necessidade de qualificação profissional e o papel das universidades corporativas no setor público. O objetivo principal da pesquisa é investigar como, por meio da educação, os funcionários desenvolvem uma empresa pública, inserida no complexo contexto de mudança atual. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, com 27 sujeitos (dirigentes, funcionários administrativos, gerentes e carteiros), utilizando-se de entrevistas individuais e análise de conteúdo. Os resultados encontrados na pesquisa apontaram para o fato de que a universidade corporativa dos Correios tem desenvolvido um importante trabalho de educação permanente e de melhoria do desempenho profissional, gerando diferencial competitivo para a empresa. Todavia, alega-se que a universidade corporativa da empresa precisa ajustar alguns procedimentos, para se adequar ao modelo preconizado por Meister (1999), que é baseado na idéia de desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidades, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização, para sustentar a vantagem competitiva, inspirando o aprendizado permanente e desempenho excepcional dos valores humanos da organização. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe focus of this study is the role of the corporate university in the professional development of employees in a federal organization, the Correios, Brazil’s federal postal service. The theoretical basis included discussions on State Reform since the 1930s, role of the government employee in State Reform, change in the workplace, need for professional development, and role of the corporate university in the public sector. The main purpose of this study was to investigate how, through education, the employees developed a public company that is inserted in the current complex ever-changing business environment. This qualitative study involved 27 subject participants (directors, administrative personnel, managers, and postal mail carriers), individual interviews, and content analysis. Results indicated that the Corporate University of the Correios carried out important work in providing continuous education and improving employee performance, which generated a competitive advantage for the Company. The Corporate University of the Company could, however, make adjustments in some of its procedures, to better fit Meister’s model (1999), which is based on developing and educating employees, customers, suppliers, and communities, to better meet the organization’s business strategies and maintain its competitive edge, inspiring continuous learning and outstanding performance of the human capital in the organization.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO papel da Universidade Corporativa no setor público brasileiro : um estudo de caso nos Correiosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento organizacional - universidades e faculdadesen
dc.subject.keywordEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafosen
dc.subject.keywordServidores públicosen
dc.subject.keywordRecursos humanosen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.