http://repositorio.unb.br/handle/10482/2726
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissert_Audrey Quast.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Solvência, metáfora e transição em tessituras poéticas : inventividades de um espírito aprendiz |
Autor(es): | Quast, Audrey Ramos |
Orientador(es): | Teles, Lúcio França |
Assunto: | Imagem Figuras de linguagem Arte |
Data de publicação: | 15-Dez-2009 |
Data de defesa: | 4-Dez-2007 |
Referência: | QUAST, Audrey Ramos. Solvência, metáfora e transição em tessituras poéticas: inventividades de um espírito aprendiz. 161 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumo: | Atribui como título deste trabalho Solvência, Metáfora e Transição em Tessituras Poéticas: Inventividades de um Espírito Aprendiz, por englobar idéias discorridas acerca da Arte na contemporaneidade, a qual aponta para contribuições da interatividade, o surgimento de um novo espectador, a presença de tecnologias de várias ordens, novas formas de criação e fruição, dentre outros, bem como, por evidenciar algumas interconexões que estabeleci entre: linguagens e manifestações artísticas; recursos, interfaces que exercem a intermediação dessas manifestações; a existência de figuras de linguagem nas Artes Plásticas; a Metáfora que permeia a Arte de Transição, na virtualização do solvente físico para o solvente virtual; diversas transições que passam Arte, seres humanos e tecnologias; as relações de imagens prontas, interatividade e acessibilidade à Arte; espectador-ator nas produções atuais e questões de autoria nesse cenário; contribuições desse universo artístico e de tecnologias computacionais para a Educação; dentre outros assuntos relacionados. A Solvência foi apresentada com uma nova figura de linguagem, por ser um recurso expressivo e seria reconhecida, quando fosse percebido que uma imagem passou por algum processo de solubilização, a fim de conceder-lhe novo sentido e expressão, formar uma nova. Demonstro e caracterizo a Poética da Solvência e outras criações artísticas que permitem uma visualização desse contexto contemporâneo. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT I assigned to this work the title Solvency, Metaphor and Transition into Poetic Weaves: Inventivities by an Apprentice Spirit, because it includes my ideas about Art on contemporaneous age, that indicated about many contributions from interactivity, the emergence of a new spectator, the varied technologies, new forms of creation and fruition, etc. I evidence some intercommunions that I established among: languages and artistic manifestations; resources, interfaces of those manifestations; the presence of figures of language on the Plastic Art; the metaphor between the Transitional Art, on virtualization of the physical solvent to the virtual solvent; several transitions that happen with Art, human being and technologies; the relations of made images, interactivity and accessibility, spectator-actor on the nowadays productions, questions about authorship; contributions of this artistic universe and computational technologies for Education; and so on. The solvency was presented like a new figure of language, because it is an expressive resource and it should be recognized, when we realized that an image was dissolved, transformed, to the purpose to give it a new sense and expression. I demonstrate and I feature the Poetic from Solvency and other artistic creations that they allow a visualization of this contemporary context. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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