Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27247
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_ BarreirasPromocaoCriatividade.pdf254,55 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental
Autre(s) titre(s): Obstacles to the promotion for creativity in the elementary school level
Auteur(s): Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Fleith, Denise de Souza
Assunto:: Criatividade (Educação)
Ensino fundamental
Date de publication: jan-2008
Editeur: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Référence bibliographique: ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 59-65, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100007.
Résumé: O objetivo deste estudo é investigar a percepção de professores do ensino fundamental sobre barreiras que os dificultam a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus alunos. Participaram do estudo 398 professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares localizadas no Plano Piloto de Brasília e em outras regiões administrativas do Distrito Federal, os quais responderam a uma checklist de barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. As barreiras mais indicadas foram relativas ao aluno, como elevado número de alunos em sala de aula e alunos com dificuldades de aprendizagem. Um maior número de barreiras foi apontado por professores de escolas públicas localizadas em regiões administrativas do Distrito Federal distantes do Plano Piloto de Brasília e que lecionavam na 3ª série.
Abstract: The purpose of this study was to investigate elementary school teachers' perception of obstacles for the promotion of favorable conditions to the development of their students' creative capacity. The participants were 398 1st to 4th grade elementary school teachers from public and private schools located in the Pilot Plan of Brasilia and other administrative regions of the Federal District, who completed a checklist of obstacles for the promotion of creativity in the classroom. The more frequent obstacles were related to the students, such as a great number of students in the classroom and students with learning difficulties. A greater number of obstacles were pointed out by teachers from public schools, from schools located far from the Pilot Plan of Brasilia and who taught to 3rd grade.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jan. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100007
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27247/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.