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Título: Autodeterminação da motivação em alunos de Medicina : relações com motivos de escolha da opção e intenção de adesão ao curso
Outros títulos: Self-determined motivation in medical students : correlations with preference reasons and the intention to pursue the medical course
Autor(es): Sobral, Dejano Tavares
Assunto: Educação médica
Avaliação educacional
Estudantes de Medicina
Motivação
Aprendizagem
Data de publicação: 2008
Editora: Associação Brasileira de Educação Médica
Referência: SOBRAL, Dejano T. Autodeterminação da motivação em alunos de Medicina: relações com motivos de escolha da opção e intenção de adesão ao curso. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 1, p. 56-65, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Ydvqdrt5z6cjq5mScbbtTWM/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
Resumo: O propósito do estudo foi analisar a variabilidade da autodeterminação da motivação em função dos motivos de escolha de medicina e fatores da aprendizagem, e seus efeitos na intenção dos alunos de prosseguir no curso. Aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica ao total de 450 alunos em seis anos, apurando-se também os fatores da escolha e as medidas da orientação e autoconfiança e do rendimento na aprendizagem. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre autodeterminação da motivação e valoração do aprendizado realizado, orientação significativa na aprendizagem, autoconfiança como aprendiz e rendimento cognitivo, bem como altruísmo e busca de desafio nos motivos de escolha de medicina. Análise de regressão revelou que fatores pessoais e contextuais, incluindo motivos de escolha, explicavam 42% da variabilidade de autodeterminação da motivação. Outra análise demonstrou que autodeterminação da motivação, intenção de aprender e valoração do aprendizado explicavam a parte maior da variabilidade na intenção de prosseguir no curso. Os achados sugerem a ocorrência de inter-relações significativas entre fatores pessoais e contextuais na determinação de autodeterminação da motivação e da intenção de adesão ao curso, após o primeiro ano de estudos.
Abstract: The purpose of this study was to analyze the variability of self-determined motivation as refers to the reasons for choosing medicine and with respect to factors related to the learning process and their effect on the students' motivation to pursue the studies. The Academic Motivation Scale (AMS) was applied to 450 students over 6 years. The reasons underlying the choice were assessed and the value attributed to the course, learning orientation, self-confidence and learning outcome were measured. The results of the analyses indicate significant and positive correlations between self-determined motivation and course valuing, meaningful orientation, self-confidence, and first-year GPA, as well as altruism and looking for challenges as reasons for choosing medicine. Regression analysis revealed that contextual and personal variables, including choice reasons, explained 42% of the variability of self-determined motivation. Further analysis showed that self-determined motivation, the intention to learn, and course valuing explained the greater part of variability in the intention to pursue the studies. In conclusion, the findings suggest meaningful correlations between contextual and personal factors in shaping self-determination and motivation and the intention to pursue the studies after the first year of the medical course.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FM)
Licença: Revista Brasileira de Educação Médica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Ydvqdrt5z6cjq5mScbbtTWM/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022008000100008
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