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dc.contributor.authorCanesin, Carlos Henriquept_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:49:17Z-
dc.date.available2017-12-07T04:49:17Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationCANESIN, Carlos Henrique. A ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais: em busca de uma possível francofonia. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 51, n. 1, p. 123-136, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tqRh53n8MkNQTPkq6fQygDn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27141-
dc.description.abstractEste artigo revisita a Escola Inglesa - da obra seminal de Hedley Bull em 1977, passando pelos esforços de Adam Watsom nos anos 80, e culminando com o repaginamento de Barry Buzan e Richard Little na década de 90 - resgatando sua ontologia histórica e esboçando um programa de pesquisa que a concilie com o da historiografia francesa. Conclui-se que pode ser detectado um sistema de causalidades múltiplas em nível sistêmico, com forças profundas materiais e psicosociais operando sob os auspícios do conceito de ordem, tão crucial a esta escola.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Relações Internacionaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais : em busca de uma possível francofoniapt_BR
dc.title.alternativeThe order and the deep forces in the English School of International Relations : in the search of some francophonie-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRelações Internacionaispt_BR
dc.subject.keywordHistoriografia - Françapt_BR
dc.rights.licenseRevista Brasileira de Política Internacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tqRh53n8MkNQTPkq6fQygDn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007pt_BR
dc.description.abstract1This paper revisits the English School from the seminal work of Hedley Bull in 1977, passing by the efforts of Adam Watsom in the 80's, and culminating with Barry Buzan and Richard Little repagination in the 90's. It aims to rescue the school's historical ontology and sketch a research program that conciliates it with the French historiography one. One concludes that a system of multiple causalities can be detected in a systemic level, with material and psycho-social deep forces operating under the auspices of the concept of order, so crucial to this school.-
dc.description.unidadeInstituto de Relações Internacionais (IREL)pt_BR
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