Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27096
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
a11n17.pdf213,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLiedke, Élida Rubinipt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:33Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:33Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationSociologias,v.,n.17,p.266-278,2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27096-
dc.description.abstractO artigo busca argumentar sinteticamente acerca da relevância dos estudos em teoria sociológica, considerada em termos de modelos interpretativos, os quais remetem às relações entre sujeito e objeto, assim como às conexões de sentido entre temas e problemas de ordem micro e macrossocietárias. Propõe-se a considerar cinco conjuntos de aspectos como forma de construção de referências para a análise das diversas abordagens teóricas, quais sejam: culturais, psicossociais, psicanalíticos, político-econômicos e de relações de poder. Ao final, o artigo apresenta dois diagramas ilustrativos das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, considerado o período de 1830 ao momento atual.pt_BR
dc.description.abstractThe article seeks to present synthetic arguments for the relevance of studies on sociologic theory considered in terms of interpretive models, which point to subject-object relations as well as the meaning connections between themes and micro and macro societal problems. Five sets of aspects are proposed in order to build references for the analysis of distinct theoretical approaches, namely: cultural, psychosocial, psychoanalytical, political-economic and power-based relations. Finally, the article presents two diagrams illustrating classic and contemporary sociological theories, from 1830 to the present.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - UFRGSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBreves indicações para o ensino de teoria sociológica hojept_BR
dc.titleBrief indications for the teaching of sociological theory todaypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordteoria sociológicapt_BR
dc.subject.keywordteorias sociológicas contemporâneaspt_BR
dc.subject.keywordteorias sociológicas clássicaspt_BR
dc.subject.keywordrelações micro e macrossocietáriaspt_BR
dc.subject.keywordmodelos interpretativospt_BR
dc.subject.keywordnarrativaspt_BR
dc.subject.keywordSociological theorypt_BR
dc.subject.keywordContemporary sociological theoriespt_BR
dc.subject.keywordClassic sociological theoriespt_BR
dc.subject.keywordMicro and macro-societal relationspt_BR
dc.subject.keywordInterpretive modelspt_BR
dc.subject.keywordNarrativespt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222007000100011pt_BR
dc.description.unidadeEm processamento-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.