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dc.contributor.authorMotta, Karina de Guimarães Souto ept_BR
dc.contributor.authorAbreu-Rodrigues, Joselept_BR
dc.contributor.authorHeck, Elisa Tavares Sanabiopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:24Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:24Z-
dc.date.issued2007-12pt_BR
dc.identifier.citationMOTTA, Karina de Guimarães Souto e; ABREU-RODRIGUES, Josele; SANABIO-HECK, Elisa Tavares. Reversão dos efeitos da história de incontrolabilidade sob contingências de variação comportamental. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 3, p. 617-626, set./dez. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300019&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27050-
dc.description.abstractA exposição a eventos incontroláveis produz dificuldade na aprendizagem de novos comportamentos. O presente estudo investigou o papel da instrução e da exposição à controlabilidade na reversão dos efeitos da história de incontrolabilidade. No treino, estudantes universitários foram expostos à controlabilidade (grupo CC) ou à incontrolabilidade (grupos IC, ICi, II, IIi). Na "terapia", os grupos CC, IC e ICi foram expostos à controlabilidade, enquanto os grupos II e IIi continuaram expostos à incontrolabilidade. Os grupos ICi e IIi receberam uma instrução de incontrolabilidade/controlabilidade. No teste, todos os grupos foram expostos a controlabilidade. Os participantes expostos apenas à incontrolabilidade (grupos II e IIi) apresentaram maior persistência do responder do que aqueles expostos à "terapia" (grupos IC e ICi), os quais não diferiram dos participantes expostos apenas à controlabilidade (Grupo CC), a despeito da instrução. O procedimento de "terapia", portanto, foi mais efetivo do que a instrução para reverter os efeitos da história de incontrolabilidade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReversão dos efeitos da história de incontrolabilidade sob contingências de variação comportamentalpt_BR
dc.title.alternativeReversing the effects of a history of uncontrollability under behavior variation contingencies-
dc.title.alternativeReversión de los efectos de la historia de incontrolabilidad bajo contingencias de variación comportamental-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDesamparo (Psicologia)pt_BR
dc.subject.keywordTerapiapt_BR
dc.subject.keywordComportamento - variação-
dc.rights.licensePsicologia em Estudo - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722007000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 12 jann. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000300019pt_BR
dc.description.abstract1Pre-exposure to uncontrollable events interferes with subsequent learning of new behaviors. The present study investigated the role of instructions and of the exposure to controllability in reversing the effects of a history of uncontrollability. During training, college students were exposed to controllability (CC Group) or to uncontrollability (IC, ICi, II and Iii groups). During "therapy", the CC, IC and ICi groups were exposed to controllability while the II and IIi groups remained exposed to uncontrollability. An instruction on uncontrollability/controllability was given to the ICi and IIi groups. During testing, all groups were exposed to controllability. The participants exposed only to uncontrollability (II and IIi groups) showed greater response persistence than those exposed to "therapy" (IC and ICi groups) that did not differ from those exposed only to controllability (CC Group). The "therapy" procedure, then, was more effective than instructions in reversing the effects of a history of uncontrollability.-
dc.description.abstract2La exposición a eventos incontrolables produce dificultad en el aprendizaje de nuevos comportamientos. El presente estudio investigó el rol de la instrucción y de la exposición a la controlabilidad en la reversión de los efectos de la historia de incontrolabilidad. En el entrenamiento, estudiantes universitarios fueron expuestos a la controlabilidad (grupo CC) o a la incontrolabilidad (grupos IC, ICi, II, IIi). En la "terapia", los grupos CC, IC y ICi fueron expuestos a la controlabilidad, mientras que los grupos II y IIi siguieron expuestos a la incontrolabilidad. Los grupos ICi y IIi recibieron una instrucción de incontrolabilidad/controlabilidad. En el test, todos los grupos fueron expuestos a la controlabilidad. Los participantes expuestos sólo a la incontrolabilidad (grupos II y IIi) presentaron mayor persistencia del responder, comparados a aquellos expuestos a la "terapia" (grupos IC y ICi), los cuales no se distinguieron de los participantes expuestos sólo a la controlabilidad (Grupo CC), pese a la instrucción. El procedimiento de "terapia", por lo tanto, fue más efectivo que la instrucción para revertir los efectos de la historia de incontrolabilidad.-
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