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ARTIGO_CriancasComSemSindrome.pdf | 126,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Crianças com e sem síndrome de Down : valores e crenças de pais e professores |
Outros títulos: | Children with and without Down syndrome : parental and teacher values and beliefs |
Autor(es): | Silva, Nara Liana Pereira Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos |
Assunto: | Down, Síndrome de Educação especial Valores Crenças Família |
Data de publicação: | 2007 |
Editora: | Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE |
Referência: | PEREIRA-SILVA, Nara Liana; DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com e sem síndrome de Down: valores e crenças de pais e professores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 3, p. 429-446, set./dez. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2019. |
Resumo: | Os valores e as crenças de pais e professores permeiam as práticas de cuidados e socialização das crianças e se expressam nas atividades rotineiras em que elas se engajam com seus diversos cuidadores. Este estudo descreve os valores e as crenças de 10 famílias e 10 professoras a respeito dos seguintes aspectos do desenvolvimento de crianças com e sem síndrome de Down: desenvolvimento motor, escolarização, profissionalização, relações íntimas e expectativas quanto ao futuro. As famílias eram compostas por pai, mãe e filhos, sendo que, em cinco delas, havia uma criança com síndrome de Down e, nas outras cinco, todas as crianças tinham desenvolvimento típico. Os dados foram coletados na residência das famílias, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com os genitores e aplicado um questionário de caracterização do sistema familiar. Já as professoras foram entrevistadas no próprio local de trabalho. Os resultados mostraram diferenças nos valores e crenças relatados pelos genitores de crianças com e sem síndrome de Down, especialmente no que se refere ao desenvolvimento motor do filho. As professoras relataram mudanças no desempenho acadêmico das crianças, bem como em seus relacionamentos sociais. Enquanto as professoras do ensino especial esperam progressos nos resultados acadêmicos, em longo prazo, as professoras do ensino regular esperam resultados mais imediatos de suas crianças com desenvolvimento típico. Os dados indicam algumas similaridades entre as crenças de pais e professoras, as quais acreditam que o apoio e o envolvimento da família podem propiciar à criança com síndrome de Down os avanços necessários ao seu desenvolvimento. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300009 |
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