Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27045
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_CriancasComSemSindrome.pdf126,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Crianças com e sem síndrome de Down : valores e crenças de pais e professores
Outros títulos: Children with and without Down syndrome : parental and teacher values and beliefs
Autor(es): Silva, Nara Liana Pereira
Dessen, Maria Auxiliadora da Silva Campos
Assunto: Down, Síndrome de
Educação especial
Valores
Crenças
Família
Data de publicação: 2007
Editora: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Referência: PEREIRA-SILVA, Nara Liana; DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com e sem síndrome de Down: valores e crenças de pais e professores. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 13, n. 3, p. 429-446, set./dez. 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000300009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jul. 2019.
Resumo: Os valores e as crenças de pais e professores permeiam as práticas de cuidados e socialização das crianças e se expressam nas atividades rotineiras em que elas se engajam com seus diversos cuidadores. Este estudo descreve os valores e as crenças de 10 famílias e 10 professoras a respeito dos seguintes aspectos do desenvolvimento de crianças com e sem síndrome de Down: desenvolvimento motor, escolarização, profissionalização, relações íntimas e expectativas quanto ao futuro. As famílias eram compostas por pai, mãe e filhos, sendo que, em cinco delas, havia uma criança com síndrome de Down e, nas outras cinco, todas as crianças tinham desenvolvimento típico. Os dados foram coletados na residência das famílias, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas com os genitores e aplicado um questionário de caracterização do sistema familiar. Já as professoras foram entrevistadas no próprio local de trabalho. Os resultados mostraram diferenças nos valores e crenças relatados pelos genitores de crianças com e sem síndrome de Down, especialmente no que se refere ao desenvolvimento motor do filho. As professoras relataram mudanças no desempenho acadêmico das crianças, bem como em seus relacionamentos sociais. Enquanto as professoras do ensino especial esperam progressos nos resultados acadêmicos, em longo prazo, as professoras do ensino regular esperam resultados mais imediatos de suas crianças com desenvolvimento típico. Os dados indicam algumas similaridades entre as crenças de pais e professoras, as quais acreditam que o apoio e o envolvimento da família podem propiciar à criança com síndrome de Down os avanços necessários ao seu desenvolvimento.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382007000300009
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.