Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27009
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_EstimuloCriatividadeCursos.pdf373,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Rejane Arrudapt_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:48:16Z-
dc.date.available2017-12-07T04:48:16Z-
dc.date.issued2007-09pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rejane Arruda; FLEITH, Denise de Souza. O estímulo à criatividade em cursos de licenciatura. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 17, n. 38, p. 403-416, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27009-
dc.description.abstractEste estudo examinou a percepção de 82 professores universitários, de cursos de licenciatura, de instituições do Distrito Federal, acerca da extensão em que suas práticas docentes favorecem o desenvolvimento da criatividade de seus estudantes, bem como possíveis barreiras à sua criatividade pessoal. O estudo verificou ainda a percepção de 1396 estudantes acerca destas práticas docentes. Foram utilizados o Inventário de Práticas Docentes e o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados indicaram que a percepção de professores acerca das práticas docentes foi mais favorável comparada a dos estudantes. Além disso, a percepção de estudantes de semestres avançados foi mais favorável do que a de estudantes de semestres iniciais em relação aos fatores medidos pelo Inventário de Práticas Docentes. Estudantes de instituições particulares avaliaram mais positivamente fatores deste inventário do que estudantes de instituição pública. Falta de Tempo/Oportunidade foi apontada pelos professores como a principal barreira à criatividade pessoal.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO estímulo à criatividade em cursos de licenciaturapt_BR
dc.title.alternativeFostering creativity in teaching diploma programs-
dc.title.alternativeEl estímulo a la creatividad en cursos de licenciatura con especialización didáctica-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)pt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordCursos de licenciaturapt_BR
dc.rights.licensePaidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000300010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300010pt_BR
dc.description.abstract1This study examined the perception of 82 professors from teaching diploma programs in the Federal District, Brazil, regarding the extent to which their educational practices favor the development of their students' creative expression, as well as potential barriers to their personal creativity. The study also examined the perception of 1396 students regarding their professors' educational practices. The Educational Practice and the Barrier Identification to Personal Creativity Inventories were applied. The results revealed that the professors' perception concerning to what extent their educational practices encourage students' creative expression was more favorable than that of students. Furthermore, the perception of students in advanced semesters was more favorable than that of those in first semesters in relation to the factors measured in the Educational Practice Inventory. Students from private institutions evaluated more positively the factors measured by this inventory than students from public institutions. Professors appointed lack of time/opportunity as the main barriers to personal creativity.-
dc.description.abstract2Este estudio examinó la percepción de 82 profesores universitarios de cursos de licenciatura con especialización didáctica, de instituciones del Distrito Federal, acerca de la extensión en que sus prácticas docentes favorecen el desarrollo de la creatividad de sus estudiantes, así como posibles barreras a la creatividad personal. El estudio ha verificado aun la percepción de 1396 estudiantes acerca de estas prácticas docentes. Fueran utilizados el Inventario de Prácticas de Docencia y el Inventario para Identificación de Barreras a la Creatividad Personal. Los resultados indicaran que la percepción de profesores acerca de las prácticas de enseñanza fue más favorable comparada con de los estudiantes. Además, la percepción de estudiantes de semestres avanzados fue más favorable que la de estudiantes de semestres iniciales con relación a los factores medidos por el Inventario de Prácticas de Docencia. Estudiantes de instituciones particulares evaluaran más positivamente factores de este inventario de que los estudiantes de la institución pública. Falta de Tiempo/Oportunidad fue apuntada por los profesores como la principal barrera a la creatividad personal.-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.