http://repositorio.unb.br/handle/10482/26820
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_FormacaoProfessoresProposta.pdf | 608,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Formação de professores : uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente |
Autor(es): | Santos, Wildson Luiz Pereira dos Gauche, Ricardo Mól, Gerson de Souza Silva, Roberto Ribeiro da Baptista, Joice de Aguiar |
Assunto: | Professores - formação Práticas pedagógicas |
Data de publicação: | 2006 |
Editora: | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
Referência: | SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos et al. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 69-82, jun. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2019. |
Resumo: | Partindo de reflexões sobre o papel da cultura, discutem-se no presente artigo pressupostos metodológicos da pesquisa em formação de professores. Na integração ensino-pesquisa-extensão, defende-se um modelo de pesquisa no qual os problemas identificados pelos professores sejam os enfocados em ações de formação continuada. Dessa forma, defende-se a formação continuada em processo que privilegie a reflexão sobre a prática docente. |
Abstract: | In this paper, we discuss methodology assumptions of research on teacher training, based on reflections on the culture role. We support a research model in which research questions emerge from teachers' concerns of teachers in-service. Likewise, we try to integrate the undergraduate training teacher course from research data collected in community activities of teacher training in-service, in a process that prioritizes the reflection on the teaching practice. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Química (IQ) |
Licença: | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - (CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000100069&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 17 jun. 2019. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080105 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.